Paraíba investiga 18 casos suspeitos de varíola dos macacos, diz SES

Primeira paraibana infectada é do sexo feminino, tem 22 anos, mora em João Pessoa e não tem histórico de contato com vírus

Varíola dos macacos: cientistas alertaram para risco global em 2018 — Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY/BBC

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) revelou, nesta terça-feira (9), que a Paraíba tem 18 casos suspeitos de varíola dos macacos. Até o momento, um caso foi confirmado e dois foram descartados.

A primeira paraibana infectada é do sexo feminino, tem 22 anos, mora em João Pessoa e não tem histórico de contato com vírus.

Os casos estão sendo investigados em João Pessoa (11), Santa Rita (2), na Grande João Pessoa, Rio Tinto (1), Mulungu (1), Ingá (1), Belém (1) e Sousa (1). A pasta estadual informou que a maioria dos casos em investigação tem sintomas leves e estão em isolamento domiciliar.

Para evitar a contaminação, o órgão recomenda o uso de máscaras e higienização das mãos.

“Caso haja algum sintoma sugestivo, fortalecemos a necessidade de procurar uma Unidade de Pronto Atendimento ou um Hospital Regional que possa acompanhar o paciente e realizar a coleta do material para exame. O isolamento é fundamental para evitar a contaminação, que pode acontecer principalmente por contato próximo ou íntimo e por secreções das vesículas. Isso requer um cuidado também no uso de itens como toalhas, roupas e lençóis”, reforçou a secretária Renata Nóbrega.

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.