Paraíba ganha três novos produtos para fomentar o mercado musical, literário e do audiovisual

A cultura paraibana é rica e diversa, mas ainda enfrenta desafios para se consolidar como um setor estratégico para o desenvolvimento econômico e social do estado. Pensando nisso, a Atua Comunicação Criativa, empresa que trabalha com gestão cultural, conteúdo, elaboração e execução de projetos, está lançando três novos selos para potencializar a produção literária, musical e de audiovisual na Paraíba: a Atua Editora, a Tuim Discos e a Tuia Filmes.

O lançamento é uma forma de celebrar os cinco anos da empresa, que já realizou mais de 50 projetos culturais em todo o país, gerando mais de 12 mil empregos formais e movimentando cerca de R$ 15 milhões na economia criativa.

A diretora geral da Atua, Dina Faria, explica que a criação dos três novos selos foi uma resposta natural à demanda do mercado e à necessidade de profissionalizar e ampliar as oportunidades para os artistas locais. “Somos uma empresa 100% paraibana, que optou por recolher os impostos na Paraíba e que tem como propósito promover conexões com as pessoas por meio da cultura. Acreditamos no potencial da cultura como um vetor de transformação social, que gera emprego, renda e dignidade.”

Radicada há 11 anos no Brasil e há seis na Paraíba, Dina avalia que hoje há um potencial de crescimento de mercado que une bons profissionais e produtos de alta qualidade. Porém, ainda existem barreiras como a falta de formação de novos nichos de mercado, pouca articulação com a iniciativa privada e novas políticas que são importantes para garantir o acesso à cultura.

“O mercado da economia criativa requer atenção e investimentos para crescer. Por isso, decidimos dar um passo à frente e criar três novos segmentos que vão contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva cultural na Paraíba”, afirma Dina.

Nova fase – A Atua Editora está focada no mercado literário e, na Paraíba, produziu o livro “Na Embolada do Coco”, que traz o perfil e os desafios de vida de 11 mestras da ciranda e do coco de roda da Paraíba. O projeto teve o patrocínio cultural do Banco Votorantim, foi lançado em junho desse ano e tem uma importância histórica para a memória coletiva da cultura popular.

A Tuim Discos chega para potencializar a produção musical. É um selo fonográfico para promover o lançamento de discos e carreiras musicais, especialmente de artistas paraibanos. “A gente entende que o mercado musical da Paraíba está vivo e precisa de um empurrão para colocar os artistas locais no cenário nacional”, explica Dina que já trabalha em um lançamento nacional previsto para o começo de 2024.

O último desafio é a Tuia Filmes, com o foco no mercado de audiovisual. “Temos um histórico de organização de mostras e festivais de cinema, queremos investir em documentários para preservar nossa memória, além das transmissões. Inclusive, ainda na pandemia, marcamos o retorno da cultura aos palcos paraibanos com a realização do Natal na Usina em uma edição 100% on line”, destacou.

Propósito – A atua Comunicação Criativa trabalha com produção de conteúdo, gestão de carreiras, elaboração e execução de projetos incentivados em todo o país. Aqui na Paraíba é a responsável pelo Natal na Usina e pelo projeto de Ocupação Viva Usina. Entre os artistas agenciados estão a cantora Cátia de França e a escritora Maria Valéria Rezende.

“São cinco anos de muitos desafios, mas com o propósito de promover conexões com as pessoas por meio da cultura, de levar felicidade e satisfação para quem assiste um filme, visita uma exposição ou assiste um show”, ressaltou Dina Faria.