Paraíba é 3º lugar no NE e 9º no Brasil no Ranking de Inovação e Competitividade

Paraíba é um dos 10 estados mais inovadores do Brasil, aponta ranking

A Paraíba conquistou o 9º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados 2023, na categoria Inovação, figurando entre os 10 estados mais inovadores do país. O estudo, realizado pelo Centro de Liderança Pública, avalia os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e patentes, além da bolsa de mestrado e doutorado, empreendimentos inovadores e pesquisa científica.

O destaque da Paraíba se deve ao 3º lugar em Investimentos Públicos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Pesquisa Científica. O Governo do Estado investe em pesquisas por meio de agências federais como Finep e CNPq, além de recursos próprios em editais públicos.

Em 2023, foram mais de R$ 46 milhões em editais para apoiar pesquisas, startups, bolsas de estudo e eventos científicos. O programa Paraíba sem Fronteiras, da Secties, oferece bolsas para graduandos, mestrandos e doutorandos estudarem no exterior.

O Parque Tecnológico Horizontes de Inovação (PTHI) também impulsiona a inovação no estado, incubando startups e gerando patentes. Um exemplo é o projeto “Os ODS gamificados” da Game Start, que concorre ao Prêmio Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa da Unesco.

Outros indicadores

  • A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está em 2º lugar no Ranking Depositantes Residentes do INPI, com 101 pedidos de depósito de patentes.
  • A Paraíba possui 142 patentes no total, um alto indicador em relação ao PIB.
    O estudo considera o tamanho do PIB estadual para comparar os indicadores entre os estados.
  • O Ranking de Competitividade dos Estados tem como objetivo avaliar a gestão pública dos estados brasileiros e trazer insights para a melhoria da competitividade.