A Paraíba é o segundo estado mais competitivo do Nordeste. O dado é da edição 2023 do Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (23). Estado paraibano fica atrás, por uma posição, do Ceará.
Na região nordestina, a Paraíba ficou à frente de estados como Pernambuco (16º) e Bahia (24º). No recorte nacional, o estado é o 13º mais competitivo do país.
Líder regional
O estado tem o melhor índice de segurança pública do Nordeste, onde também lidera o índice de infraestrutura.
A Paraíba é 2º colocado em eficiência da máquina pública e inovação. Solidez fiscal e sustentabilidade ambiental são os índices onde o estado completa o pódio, sendo 3º lugar em ambos.
A Paraíba é o terceiro estado do país com melhor desempenho na segurança pública. O estado fica atrás apenas de Santa Catarina e do Distrito Federal. A segurança pública foi o indicador com maior peso para a Paraíba.
A classificação considera pontos distribuídos entre 99 indicadores relacionados a infraestrutura, sustentabilidade social e ambiental, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, potencial de mercado e inovação. O ranking é realizado há 12 anos pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
Confira Ranking de Competitividade no Nordeste
- Ceará (12º no país)
- Paraíba (13º)
- Pernambuco (16º)
- Alagoas (17º)
- Sergipe (19º)
- Maranhão (21º)
- Piauí (22º)
- Rio Grande do Norte (23º)
- Bahia (24º)