Paraíba decide liberar 150 mil doses contra a Covid-19 do estoque D2 para D1

Medida foi discutida hoje entre Estado e as Secretarias Municipais de Saúde, devido demora na entrega dos imunizantes por parte do Ministério da Saúde

A Paraíba irá distribuir nesta sexta-feira (16) cerca de 150 mil doses da vacina da AstraZeneca reservadas inicialmente para a segunda dose. A medida foi discutida entre o Estado e as Secretarias Municipais de Saúde nesta quinta-feira (15), devido demora na entrega dos imunizantes por parte do Ministério da Saúde.

Com a entrega que será realizada amanhã, o Governo do Estado fará a maior distribuição de vacinas aos municípios paraibanos desde o início da campanha de imunização. No total, serão 227 mil doses, já que mais 77 mil devem chegar nesta sexta-feira.

Em março, o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello orientou a distribuição das doses reservadas para que fossem usadas como a primeira, o que atrasou a aplicação da segunda nos que precisavam completar o esquema vacinal contra a doença.

O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), afirmaram que estão “tranquilos” e acreditam que o Ministério da Saúde fará o reabastecimento das doses com menor intervalo de tempo.