O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o município de Brejo do Cruz e a 8ª Gerência Regional de Saúde, abriu oficialmente, nesse sábado (9), a campanha de vacinação contra gripe. O “Dia D” da ação aconteceu em toda Paraíba. A imunização vai permanecer em todos os postos de vacinação, até o dia 22 de maio. No município de Brejo do Cruz, no Sertão paraibano, a atividade foi iniciada na feira livre, localizada na Avenida Central.
Durante o evento, a população pode contar com serviços de saúde, a exemplo da verificação de pressão arterial, limpeza de pele e unha, além de avaliação com nutricionista, exposição do trabalho educativo do controle vetorial da dengue e aula de ginástica.
O agricultor Francisco Silvino, de 70 anos, morador do sítio Poço da Onça elogiou a campanha e a oportunidade de poder se vacinar. “Sempre venho fazer compras e vi, pela televisão, que hoje teria vacinação. Já vim preparado para receber a vacina e assim ficar protegido, pois sei que a vacina evita doenças”, destacou o agricultor.
A prefeita do município, Ana Maria Dutra, elogiou o apoio e parceria do Governo do Estado no evento. “Tivemos todo o suporte necessário da Secretaria de Saúde do Estado, para a realização da ação. Além disso, a equipe veio nos prestigiar. Temos o compromisso de humanizar os serviços de saúde, levando saúde para perto da população, isso é de extrema importância para atingirmos a meta”, disse a Prefeita.
Em Brejo do Cruz a meta é imunizar 2.744 pessoas, 357 foram vacinadas na manhã desse sábado. São cinco postos à disposição da população. A vacinação no município começou desde o dia 4 deste mês, inicialmente na zona rural.
Na Paraíba, a meta da campanha é imunizar 80% da população de 939.009 pessoas, entre crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes (em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; população indígena; idosos (a partir dos 60 anos); população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a exemplo de hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e respiratórias. O público-alvo deverá levar o cartão de vacinação. Até esse sábado, 17 mil pessoas tinham sido vacinadas.
A gerente Executiva de Vigilância da SES, Renata Nóbrega, reforçou a importância da vacinação, principalmente para os grupos prioritários, a exemplo, de gestantes, idosos, profissionais de saúde, indígenas e crianças. “É importante a população procurar os postos de vacinação com o objetivo de minimizar os agravamentos da gripe”, disse Renata.