Pão e Leite JP: Governo da PB atende 4 mil famílias em situação de insegurança alimentar 

Foto: Divulgação

O Governo da Paraíba já está atendendo 4 mil famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Leite), na cidade de João Pessoa, com a inclusão, nesta quinta-feira (1º), de mais 400 famílias residentes no bairro de Cruz das Armas, que passam a receber até sete litros de leite semanalmente. A distribuição do leite aconteceu no Grupo de Idosos do Centro Integrado de Cruz das Armas (Cica).

O PAA-Leite é um programa executado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Governo Federal, que integra o Programa de Aquisição de Alimentos, de fomento à Agricultura Familiar, adquirindo o leite dos pequenos produtores rurais, aquecendo a dinâmica no campo e chegando às cidades oferecendo alimento de qualidade às pessoas mais vulneráveis.

O programa é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, e na Capital paraibana já atende comunidades dos bairros do Conjunto Valentina de Figueiredo, Gramame, Colinas do Sul e Cruz das Armas. Inicialmente, estão sendo atendidas 20 comunidades cujos indicadores sociais precisam ser melhorados, a exemplo da deficiência nutricional. Elas integram uma rede de projetos de segurança alimentar e nutricional atestada pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PB).

A secretária de Estado de Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, esteve no Cica e acompanhou a distribuição do leite, quando conversou com a população beneficiada. Ela lembrou o quanto é importante poder visitar as comunidades que estão sendo beneficiadas com o PAA-Leite. “Em João Pessoa decidimos focar nas famílias mais pobres, que precisavam de segurança alimentar e nutricional. O leite é um produto de qualidade que oferece nutrientes. Hoje finalizamos essas comunidades na capital; são 4 mil famílias, mais de 20 mil litros de leite distribuídos semanalmente, certamente garantindo mais segurança alimentar. O alimento que organiza as famílias, que tenham esse direito fundamental a vida, que é o alimento, e a partir daí vamos pensar em gerar autonomia para essas famílias, com cursos de qualificação profissional, entendendo o que fazem, o que querem fazer, e assim possamos coloca-las no mercado de trabalho”, enfatizou a secretária.

No Colinas do Sul, 350 famílias das localidades de Engenho Velho, Conjunto Gervásio Maia, Conjunto 410, Colinas do Sul, Vista Alegre e Irmã Dulce, recebem o leite no Centro de Atividades e Lazer Padre Juarez Benício (Cejube). Outras 400 famílias residentes nas Comunidades Laranjeiras e Colibris, localizadas no bairro José Américo, retiram o leite na sede Social Comunitária Laranjeiras.

A dona de casa Joseane dos Santos Nascimento (43), solteira, desempregada e mãe de três filhos, com 12, 10 e 6 anos, foi uma das beneficiadas com a doação do leite nesta quinta-feira. “Receber esse alimento é uma benção, não tem nada em casa para eles comerem. Ganhei uns biscoitos que uma amiga deu, e minha família me ajuda com outras coisas”, agradeceu emocionada.

Expansão do PAA-Leite – Em novembro último, o Governo do Estado deu início à ampliação e a abrangência do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Leite), antes presente em 79 municípios. Atualmente são 84 com a inclusão dos municípios de Lagoa Seca, Pombal, Areial, Esperança e João Pessoa; e está prevista a chegada aos municípios de Montadas, Malta, Cajazeirinhas.

O Programa atende no Estado mais de 36,6 mil famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Atualmente são adquiridos, beneficiados e distribuídos mais de 235,8 mil litros de leite de cabra ou vaca semanalmente, comprados junto aos mais de 1.500 produtores rurais da agricultura familiar cadastrados no programa, e beneficiados por nove usinas.