Pandemia: JP é a capital mais transparente nas contratações emergenciais

Transparência Internacional analisou os sites, redes sociais e portais de transparência dos governos de todos os 26 estados e do Distrito Federal e de todas as 27 capitais

A cidade de João Pessoa obteve nota máxima e atingiu o primeiro lugar no ranking de capital brasileira mais transparente nas contratações emergenciais durante a pandemia da Covid-19, conforme dados divulgados pela Transparência Internacional, nessa quinta-feira (30).

Além da capital do Estado, Macapá e Vitória também alcançaram a nota 100. No ranking anterior, apenas Espírito Santo e João Pessoa tinham alcançado o número.

Entre os governos estaduais, Ceará, Espírito Santo e Rondônia atingiram a nota máxima.

O governo federal também foi avaliado no levantamento, que está em sua terceira edição. De acordo com os dados, governo é o segundo menos transparente na divulgação dos contratos emergenciais.

Metodologia

A Transparência Internacional analisou os sites, redes sociais e portais de transparência dos governos de todos os 26 estados e do Distrito Federal e de todas as 27 capitais.

Os critérios de avaliação do ranking se basearam no guia de Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à Covid-19. O manual foi lançado em maio e produzido em conjunto com o Tribunal de Conta da União (TCU).

Comente