Padre investigado em denúncias de exploração sexual é afastado

O padre Rui Braga, citado na reportagem que foi ao ar pelo Fantástico no último dia 20, foi afastado pela Arquidiocese da Paraíba, deixando de celebrar missas. O afastamento, determinado pelo Arcebispo do estado, Dom Manoel Delson, é um procedimento interno da Igreja para averiguação dos fatos.

De acordo com a assessoria da Arquidiocese, dom Manoel Delson estava de férias mas providenciou a antecipação da sua volta após a exibição da reportagem, cancelando as visitas que faria aos conventos de sua congregação. O arcebispo, que é franciscano da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, retornou à Paraíba na última sexta-feira (25).

Ainda segundo a assessoria, o padre Rui Braga está atualmente hospitalizado devido a uma crise de hipertensão.

Padre havia se manifestado nas redes sociais

No dia 22 deste mês, por meio de uma publicação nas redes sociais, o padre Rui Braga afirmou que estava surpreso com as denúncias veiculadas pelo Fantástico no dia 20. Ele declarou que o a reportagem tomou como base um conteúdo “requentado no calor de um ódio sem precedente”. “Sinto que não se trata de um zelo pela justiça, mas creio que passa pela esfera do pessoal”, disse. Ele ainda salientou que as denúncias foram arquivadas.