Publicidade
Cotidiano

Paciente do primeiro caso de malária na PB em 2019 recebe alta médica

Mulher é moradora da cidade do Conde, no Litoral Sul, e estava internada desde o dia 29 de março

Recebeu alta médica na terça-feira (9) a mulher de 35 anos que estava internada no Hospital Universitário (HU) Lauro Wanderley da UFPB após ter contraído malária, considerado o primeiro caso registro na Paraíba em 2019. A informação foi confirmada pela assessoria do HU na manhã desta quarta-feira. A mulher é moradora da cidade do Conde, no Litoral Sul da Paraíba, e estava internada desde o dia 29 de março.

- Continua depois da publicidade -

Um outro homem, de 53 anos, segundo caso de malária confirmado na Paraíba neste ano, seguia, até a manhã desta quarta-feira, internado e passando por tratamento no Hospital Universitário da UFPB em João Pessoa.

Ainda de acordo com a assessoria do HU, a mulher recebeu altas após ter concluído o tratamento e ter os sintomas controlados. O protozoário identificado no exame da paciente foi o Plasmodium Vivax, considerado o de menor patogenia. A vítima não possui histórico de transfusão sanguínea, tendo adquirido a doença dentro da Paraíba.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, de 1994 a 2018 foram notificados 175 casos suspeitos de Malária. Destes, 70 são de pacientes residentes na Paraíba e todos foram registrados como casos importados, ou seja, pessoas que se deslocaram para regiões endêmicas, foram infectadas e retornaram para o estado de residência. Nenhuma morte foi registrada.

A Secretaria do Estado e a Secretaria Municipal do Conde investigam possíveis casos. Uma comissão especial foi formada com trabalhadores da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica da cidade para elaborar um relatório sobre o assunto, no prazo de 60 dias desde a data da descoberta da paciente. As informações são do G1 PB.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected] | WhatsApp: (83) 98176 - 1651

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar