Orquestra Sinfônica Jovem faz apresentação no Espaço Cultural nesta quinta

É só o início da temporada oficial da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) na Sala Maestro José Siqueira, mas já tem obras inéditas no repertório do grupo regido por Luiz Carlos Durier: no concerto de hoje em João Pessoa, os músicos interpretam La Princesse Jaune (1872),de Charles-Camille Saint-Saëns 1835-1921), e Divertimento para Flauta e Orquestra (1920), de Feruccio Busoni (1866-1924). A apresentação é às 20h e a entrada é gratuita.

Completam o programa as peças sinfônicas Andante e Rondó Húngaro, de Carl Maria von Weber (1786-1826); a Marcha Eslava (1876), de Tchaikovsky (1840-1893), e Tuscaloosa Tango (2009), de Daniel Léo Simpson.

A composição que encerra a noite teve sua estreia no ano passado pelos instrumentos da própria OSJPB. Os solistas são o fagotista Aderaldo Campos e a flautista Wanessa Rodrigues. Campos se apropria da versão de La Princesse Jaune para fagote transcrita por G. F. Brandt. Originalmente, a ópera cômica de um ato foi composta para violão e orquestra. Já Wandessa Rodrigues executa o Divertimento para Flauta e Orquestra, feita por Busoni em homenagem ao flautista Philippe Gaubert (1879-1941).

Trata-se do quarto concerto oficial da OSJPB, o segundo na Sala Maestro José Siqueira, inaugurada no mês passado. Ela divide o espaço com a formação adulta da Orquestra Sinfônica da Paraíba, que se apresentou semana passada.

Colaboração Jornal da Paraíba