Ordenamento urbano e estacionamentos rotativos serão debatidos na CMJP

Em nota, entidades saem em defesa da CMJP por reajuste de subsídios
Fachada da sede da CMJP - Foto: Ilustração

Com a propositura do vereador Damásio Franca Neto (PP), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), estará realizando nesta segunda-feira (18), uma sessão especial para debater o ordenamento urbano e os estacionamentos rotativos da cidade. A iniciativa do parlamento municipal é em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob-JP), e visa atender principalmente uma demanda que há quase 3 anos os comerciantes e empresários do Centro da Capital estão reivindicando, que é o ordenamento nos estacionamentos rotativos.

Desde que a Zona Azul foi desativada na última gestão, esse comerciantes estão cobrando do poder público uma solução para o caso. Diante disso, o vereador Damásio Franca foi procurado por dezenas de comerciantes e empresários, para tentar viabilizar junto à Prefeitura, uma rápida e eficiente solução.

“Fui procurado por vários empresários e comerciantes, principalmente da região do Centro, que nos informaram da dificuldade que estão tendo para atender seus clientes, visto que os estacionamentos rotativos que antes eram fiscalizados pela Zona Azul, e que agora não existe mais essa fiscalização. Isso faz com que seus clientes não consigam um local para estacionar, pois os lugares que seriam rotativos estão sendo ocupados durante todo o dia todo por outros veículos que não são clientes. Isso ta gerando prejuízos financeiros e até de arrecadação para o poder público”, explicou o vereador.

Da parte da Semob-JP, o superintendente George Morais, explicou que essa sessão especial proposta pelo vereador Damásio, será o pontapé inicial para outras audiências públicas que serão realizadas na secretaria e serão essenciais para a transparência e lisura de todo o processo que está em andamento para apresentar uma empresa que será responsável para apresentar um novo projeto para esse ordenamento urbano e os estacionamentos públicos rotativos em João Pessoa.

“Estamos seguindo, com os trâmites previstos no edital lançado em maio. Já houve a escolha do melhor projeto, que preenche requisitos importantes relacionados à implantação, administração e modernização do novo sistema de estacionamento rotativo de João Pessoa. Agora, chegou o momento de apresentá-lo e debatê-lo com todos”, ressaltou.

Programação – Nesta segunda-feira (18), a programação terá início às 9h, com uma sessão extraordinária que será realizada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Além dos vereadores, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) foram convidados a participarem do debate. Já às 15h, o projeto será apresentado e discutido com o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU), no auditório na sede da Semob-JP.

Na terça-feira (19), às 9h, será promovida a terceira audiência pública, também na sede da Semob-JP, com a presença de representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), da Controladoria e Procuradoria do Município e do Ministério Público da Paraíba (MPPB).