Como um secretário odiado quase que unanimemente pela a base de um prefeito pode, meses depois, se tornar pré-candidato e receber adesões de “peixes graúdos” aliados a tal gestor?

É o questionamento que surge quando nos debruçamos sobre o caso do pré-candidato a deputado estadual Zennedy Bezerra (PV). Após anunciar o apoio de Heloísa Holanda (PP), foi a vez do secretário de Turismo, Fernando Milanez, e o líder de Cartaxo na Câmara Municipal de João Pessoa, Milanez Neto (PTB), aderirem ao ex-secretário de Articulação Política de JP.

Como interlocutor que era entre Cartaxo e os vereadores, Zennedy que ficava com a obrigação ingrata de dizer “não” às demandas dos vereadores. E isso aconteceu muitas vezes, principalmente nesta 2ª gestão do prefeito de João Pessoa. Eliza Virgínia, Raíssa Lacerda e João Corujinha são apenas alguns dos exemplos de parlamentares-mirim que se queixaram perante à imprensa.

Se analisarmos pelo prisma político, o nome de Zennedy cultiva pouca atração, uma vez que nunca foi eleito sequer vereador e não possui “curral” eleitoral significativo. Mesmo assim, tem anunciado apoio de lideranças importantes ligadas à Cartaxo. Uma dessas lideranças, inclusive, estava como certa de apoiar o vereador e pré-candidato a deputado estadual, João Almeida (SD), que ficou revoltado com o “roubo” do aliado.

É daí que vem à cabeça o aviso da vereadora Raíssa Lacerda (PSD), no dia 19 de junho, quando rompeu oficialmente com Cartaxo na CMJP, a Lucas de Brito (PV) e outros pré-candidatos aliados do prefeito. “Ele [Cartaxo] tem um queridinho. Todos os vereadores que ele recebe, só pede voto para Zennedy. Preste atenção Lucas de Brito e outros vereadores”, alertou na ocasião.

Qual será a intenção dos Cartaxo em ter Zennedy como deputado estadual? O pré-candidato ao Governo do Estado, Lucélio Cartaxo (PV), estaria pensando em levar um nome de confiança para ser o líder de seu governo em uma eventual vitória? Essa articulação vale passar por cima de aliados importantes que tem, inclusive, maior musculatura que o “braço-direito” dos irmãos gêmeos?

As respostas devem sair em breve, naturalmente. Como os pré-candidatos do PV e de partidos aliados reagirão a isso? Naturalmente é que não deverá ser.