Operação Previna-se reforça fiscalização em mercado de João Pessoa

Ação tem como objetivo garantir o cumprimento dos protocolos de combate à Covid-19 e contou com a participação da Sedurb e Vigilância Sanitária

Com o objetivo de garantir o cumprimento dos protocolos de combate à Covid-19 nas feiras livres e mercados públicos, a Operação Previna-se iniciou o reforço de fiscalização nesses espaços. Nesta quarta-feira (24), as equipes atuaram no Mercado de Jaguaribe, onde semanalmente acontece a tradicional feira do bairro. Participaram da ação as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Vigilância Sanitária.

Foram observados os cumprimentos dos protocolos, como uso correto da máscara, disponibilização de álcool em gel e, principalmente, o distanciamento social. “Recebemos diversas denúncias de aglomeração nesses espaços e, diante disso, mobilizamos equipes para reforçar junto aos comerciantes e consumidores os protocolos necessários para a plena manutenção das feiras livres em nossos mercados. Reconhecemos a atividade como essencial, mas precisamos da colaboração de todos. Se cada um fizer sua parte, logo venceremos no combate ao vírus”, destacou Fábio Carneiro, secretário da Sedurb.

Os agentes de controle da Sedurb, de maneira educativa, atuaram também no ordenamento das bancas, para facilitar o acesso entre os corredores e evitar focos de aglomeração. As equipes da Vigilância Sanitária, por sua vez, orientaram a população em relação a propagação do vírus e a importância de cada um respeitar o distanciamento e usar a máscara, bem como higienizar as mãos regularmente.

O reforço na fiscalização também acontecerá em outros mercados como o Mercado Central, Mercado do Bairro dos Estados e na Feira de Oitizeiro. “Infelizmente ainda encontramos certa resistência por parte da população no cumprimento das medidas de combate ao vírus. Em algumas localidades isso ainda é mais forte, mas por meio do diálogo e da orientação adequada estamos mudando essa realidade”, reiterou o secretário.

Protocolos

Por meio da Sedurb já foram instaladas em todos os mercados públicos pias portáteis, com água tratada e sabão, para facilitar a higienização das mãos. As equipes de manutenção realizam a zeladoria desses equipamentos regularmente, para garantir o pleno funcionamento.