
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Paraíba (FICCO/PB) deflagrou, nesta quinta-feira (22), a Operação Connection, em João Pessoa. A ação tem como foco desarticular um núcleo de facção criminosa apontado como responsável por tráfico de drogas e outros crimes relacionados.
Cerca de 38 policiais das instituições que compõem a força-tarefa participaram da ofensiva, que resultou no cumprimento de seis mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara de Garantias da Capital. As diligências ocorreram em bairros da capital paraibana e também nas cidades de Feira de Santana (BA), Parnamirim (RN) e Natal (RN).
De acordo com a FICCO, a operação reforça o compromisso das instituições com o enfrentamento ao crime organizado, destacando a importância da atuação integrada e o papel estratégico do sistema penitenciário na repressão às facções.
A força-tarefa é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba.
As investigações apontam que os suspeitos mantinham conexões diretas entre integrantes presos e cúmplices em liberdade, o que inspirou o nome da operação — Connection. Os crimes apurados incluem tráfico de drogas, associação criminosa e delitos conexos, com penas que podem ultrapassar 25 anos de prisão.