Operação na Paraíba autua e notifica 11 clínicas por irregularidades

Objetivo da “Operação Incluir é Preciso” é fiscalizar os estabelecimentos e verificar acerca do fiel cumprimento dos regulamentos vigentesOperação na Paraíba autua e notifica 11 clínicas por irregularidades

O Procon Estadual da Paraíba deu início na segunda-feira (20), à “Operação Incluir é Preciso” em razão da semana que marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro. O objetivo é fiscalizar os estabelecimentos e verificar acerca do fiel cumprimento dos regulamentos vigentes.

O artigo segundo da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa Com Deficiência- que é a Lei número 13.146 de 2015, diz que : “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2019, há aproximadamente 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência vivendo no Brasil.

Em seu primeiro dia da ação, conforme relatórios dos fiscais do PROCON-PB, 15 clínicas foram notificadas por diversas irregularidades em desconformidade com as legislações vigentes da pessoa com deficiência, e autos de constatação foram emitidos , nos quais foi estabelecido um prazo de 5 dias para que todos os estabelecimentos possam se adequarem. A falta de exemplar do CDC, estabelecimentos sem assentos preferenciais e avisos de capacidade máxima, falta de máscaras acessíveis para os funcionários, foram algumas das infrações cometidas.

A Operação se estenderá por toda a semana, e o Procon Estadual da Paraiba está atento ao fiel cumprimento de todas legislações vigentes ao direito consumerista da pessoa com deficiência, mas sempre adotando a aplicação harmônica e coordenada entre as normas do ordenamento jurídico, e principalmente o nosso CDC, com o intuito de proteger todos os consumidores paraibanos.

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato através do WhatsApp (83) 98618-8330, ou disque 151 gratuito. Se preferir, visite nosso site: www.procon.pb.gov.br ou as redes sociais: Instagram ou Facebook e Twitter: @procongovpb.