Operação Mandarim: PF, MPF e Imeq investigam sonegação de R$ 5 mi em seis lojas de João Pessoa

Uma operação realizada na manhã desta terça-feira (4) investiga suspeitas de irregularidades na importação de mercadorias vendidas em lojas do Centro de João Pessoa. Segundo a Polícia Federal, um grupo que comercializa produtos importados em seis lojas da capital é suspeito de sonegar pelo menos R$ 5 milhões em tributos à União.

Até as 8h desta terça, agentes da Polícia Federal cumpriam nove mandados de busca e apreensão nas seis lojas do grupo, na Avenida Duque de Caxias, em duas residências e em um escritório de contabilidade da capital. A operação é realizada pela Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público Federal, a Receita Federal e o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB).

Segundo  a Polícia Federal, o objetivo da operação ‘Mandarim’ é apurar suspeitas de descaminho nas transações de importação. O nome da operação faz referência ao dialeto chinês, em alusão aos proprietários das lojas e à origem da maioria dos produtos importados. Ainda de acordo com a PF, o grupo investigado será indiciado pelos crimes de descaminho, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

Os detalhes da operação serão divulgados em uma coletiva de imprensa prevista para ser realizada às 10h desta terça-feira, no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal na Paraíba, na BR 230, em Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa.

Do G1 Paraíba