Para evitar riscos a população e seguindo o trabalho de revitalização do bairro São José, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (CMDC), já realizou a demolição de 180 residências que estavam instaladas na área ribeirinha e inundavam durante a ocorrência de fortes chuvas na cidade.
A ação teve início durante a realização da Operação ‘João Pessoa em Ação’, lançada pelo prefeito Luciano Cartaxo no mês de abril do ano passado com o objetivo de evitar ocorrências graves durante o período chuvoso. De acordo com Noé Estrela, coordenador da Defesa Civil, até o final de 2015, mais 70 casas na mesma área também devem passar pelo processo de demolição. “Estamos atuando diariamente, dialogando com os moradores e explicando sobre a importância de mantermos as pessoas em áreas apropriadas”, ressaltou o coordenador.
A ‘João Pessoa em Ação’ é feita a partir de um trabalho conjunto realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiante (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes), Segurança e Cidadania (Semusb) além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Além da demolição das casas, também são realizados serviços de limpeza e desobstrução de galerias pluviais, desassoreamento de rios e poda de árvores.
A partir do próximo mês, as ações serão intensificadas sob o comando da Coordenação da Defesa Civil Municipal (CDCM). “Com a proximidade do período de chuvas, vamos voltar com essa força-tarefa pela cidade, realizando serviços específicos e diários, tudo pensado na prevenção de incidentes”, finalizou Noé Estrela.