Operação contra furto de energia resulta na prisão de oito pessoas na PB

Durante a operação, foram realizadas inspeções em estabelecimentos comerciais e residenciais da cidade

Foto: Divulgação

Uma ação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Científica prendeu oito pessoas nesta sexta-feira (22) no município de Conceição, em combate ao furto de energia elétrica. Durante a operação, foram realizadas inspeções em estabelecimentos comerciais e residenciais da cidade, visando identificar e coibir irregularidades no consumo de energia.

Ao longo de 2024, mais de 20 mil irregularidades foram identificadas em quase 100 mil unidades inspecionadas em todo o estado. As ações resultaram na recuperação de mais de 27 GWh de energia, quantidade suficiente para abastecer cerca de 16 mil residências por um ano.

O furto de energia é crime e gera sérios impactos, como prejuízos à qualidade do fornecimento, riscos de curtos-circuitos, queima de equipamentos, choques elétricos e acidentes fatais. Além disso, pode influenciar nas tarifas de energia elétrica, conforme definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A população pode denunciar irregularidades de forma anônima pelos canais da Energisa: telefone 0800 083 0196, WhatsApp no site www.gisa.energisa.com.br ou pelo aplicativo Energisa On. Denúncias também podem ser feitas diretamente ao Disque-Denúncia da Polícia Civil, por meio do telefone 190.