Olimpíadas 2024: cerimônia tem show de Lady Gaga e desfile do Brasil

Foto: Hannah Peters/Getty Images

Após dois dias de provas, os jogos olímpicos são abertos oficialmente nesta sexta-feira (26/7). De forma inédita, a cerimônia de boas-vindas às Olimpíadas de Paris 2024 será realizada no Rio Sena.

Antes do desfile iniciar, um vídeo estrelado por Zinedine Zidane carregando a tocha olímpica abriu a cerimônia. Nas imagens, o ídolo do Real Madrid e da seleção francesa sofre uma série de dificuldades para levar o símbolo dos jogos ao local do início do início da celebração. Três crianças ajudam o ex-jogador, e levaram a tocha para o local onde estavam as autoridades.

A Grécia foi o país que abriu o desfile sendo a primeira embarcação. O procedimento é tradição nas Olimpíadas. Na sequência, a equipe dos refugiados foi apresentado ao público.

Ainda no início da cerimônia, a cantora Lady Gaga fez a sua apresentação cantando em francês. Acompanhada de dançarinos, ela desceu uma escadaria à beira do Rio Sena.

Com 274 atletas inscritos, o Brasil entrou na apresentação ocupando um barco inteiro. Isaquias Queiroz, do remo, e Raquel Kochhann, do rúgbi, representaram o Time Brasil na cerimônia de abertura como porta-bandeiras. O barco com a delegação brasileira se apresentou para os presentes com muita festa.

Ao todo, 204 delegações irão participar do evento, além da equipe de refugiados e dos atletas “neutros”, que engloba russos e bielorrussos, por conta da Guerra da Ucrânia. Essa será a primeira cerimônia que não será realizada dentro de um ginásio. Todo o percurso será no principal rio de Paris.

Cerca de 85 barcos levarão os atletas ao longo do percurso. Mais de 400 dançarinos e três mil artistas vão participar da celebração. O trajeto terá início nas beiras do rio e irá percorrer um circuito de 5km. O ponto final do percurso será a Torre Eiffel. Do Metrópoles.