Ocupação de leitos de UTI Covid-19 em João Pessoa cai para 59%

Em 4 de abril, a ocupação total era de 77,8% na Capital e 81,8% na Grande João Pessoa. Números mostram que houve uma redução das internações

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes de Covid-19 nos hospitais da rede pública localizados em João Pessoa é de 59% nesta segunda-feira (19). Levando em consideração os dados referentes aos hospitais da 1ª macrorregião (Grande João Pessoa), a taxa de ocupação está em 66,8%. Os números mostram que houve uma redução no número de internações de pacientes com Covid-19 se comparados à ocupação de 15 atrás.

No último dia 4 de abril, a ocupação de leitos de UTI era de 77,8% na Capital e 81,8% na Grande João Pessoa. Uma semana antes, em 27 de março, primeiro dia do decreto municipal que ampliou as restrições de circulação das pessoas na cidade, no período de feriadão estadual, para tentar reduzir as contaminações pelo coronavírus, a ocupação em 93,5% na Capital e 92,4% na Grande João Pessoa.

De acordo com Felipe Proenço, médico de Saúde da Família e membro do Comitê de Combate à Covid-19, um dos fatores que contribuíram para a redução na ocupação de leitos neste período foi o distanciamento social. “Inicialmente observávamos um distanciamento maior apenas nos finais de semana, mas com medidas mais restritivas, tivemos um aumento no distanciamento e, consequentemente, uma redução na infecção e também nas internações, pois à medida que as pessoas se distanciam, vê-se um número menor de casos graves”, afirmou.

Ele apontou, também, a vacinação como um dos pontos que contribuiu para diminuir o número de internações em idosos, especialmente a faixa a partir dos 75 anos. Porém lembrou que a população deve continuar tomando todos os cuidados necessários para reduzir a disseminação do coronavírus.

“Devemos seguir com os cuidados ao longo deste ano, priorizando a convivência com pessoas no ambiente doméstico, os que precisam sair de casa para trabalhar, devem estar em ambiente seguro contra o vírus e continuar o uso da máscara e higienização das mãos”, lembrou Felipe Proenço.

Enfermarias e UDC

A ocupação dos leitos de enfermaria e de Unidades de Decisão Clínica (UDC) também tem apresentado redução. Nesta segunda-feira (19), a taxa de ocupação das enfermarias está em 42,2% na Capital e 43,9% na Grande João Pessoa. Há 15 dias, a ocupação correspondia a 63,9% e 67,2% respectivamente.

Já os leitos de UDC apresentam, nesta segunda (19), uma ocupação de 67,4% na Capital e 59,3 na 1ª macrorregião. Números menores se comparados à ocupação no último dia 4 de abril, em que a ocupação desse tipo de leitos estava em 85,1% na Capital e 75,9 na 1ª macrorregião.

Ampliação de leitos

Prefeitura ampliou de 30 para 182 o número de leitos ativos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 no período de janeiro até março deste ano, apresentando um aumento de mais de 500%. Quanto aos leitos de enfermaria, o município conta atualmente com 191, além de 26 leitos de Unidade de Decisão Clínica (UDC).

Vacinação

Na Campanha de Vacinação Contra a Covid-19, João Pessoa tem se destacado nacionalmente e já atingiu 100% da meta de cobertura de seis grupos prioritários que tomaram pelo menos uma dose do imunizante: pessoas idosas institucionalizadas, pessoas de 90 anos ou mais, 80 a 89 anos, 75 a 79 anos, 70 a 74 anos e pessoas com deficiência institucionalizadas. Até esta segunda-feira (19), já foram aplicadas 177.164 doses do imunizante, sendo 145.944 da primeira dose e 31.220 da segunda.