‘Ocupa Porto do Capim’ quer revigorar resistência contra remoção de moradores

Neste sábado, vários artistas estarão realizando o evento Ocupa Porto do Capim em mais uma das ações que vêm sendo mobilizadas pela comunidade que não aceita a forma autoritária com a qual o prefeito Luciano Cartaxo está tratando as 160 famílias ameaçadas de remoção para bairros distantes da localidade em que vivem.

Segundo Adriana, liderança da comunidade, o objetivo é convidar as pessoas de outras localidades para ocupar o Porto e “mostrar aos pessoenses que temos cultura, raiz e história. O primeiro ocupa Porto foi há cinco anos atrás e os artistas que estamos convidando conhecem a nossa história, conhecem o Porto do Capim, e estão nos apoiando, estão do nosso lado; e quando foi feito o primeiro Ocupa Porto estavam conosco”, comenta Adriana.

Ela acrescenta que outra edição do evento irá acontecer no dia 06 de abril com dezenas de artistas, e outra no dia 13/04 já está sendo articulada. Adriana afirma que a comunidade está em diligência para garantir o seu direito humano à moradia e ao sustento, enquanto população tradicional ribeirinha.

Veja a programação no final da matéria.Artistas convidadas(os): Maracastelo, Phill, Totonho, Furmiga Dub

Protestos e audiência públicaAudiência Pública: Vereador Tibério Limeira, Vereadora Sandra Marrocos

Ainda esta semana (quarta-feira, 27), houve uma audiência pública promovida pelo vereador Tibério Limeira, na Câmara de Vereadores de João Pessoa, para debater sobre a situação da população do Porto do Capim, e na ocasião, o secretário Zennedy Bezerra, da Sedurb, se absteve da discussão e, juntamente com todos aos secretários presentes na sessão se retirou do plenário, numa atitude de desrespeito e arrogância. Rossana- jovem e uma das principais lideranças da comunidade

Na semana anterior, dia 21, quando se extinguiria o prazo para desocupação, os moradores fizeram protesto com cartazes, carro de som e ocuparam as ruas do centro da cidade com pneus e faixas por toda a manhã. As informações são do Brasil de Fato.Protesto na praça 15 de novembro (dia 21/03)

Veja a programação Ocupe Porto do Capim – 30.03

15h30 – Cia Perfil – Brincadeiras de Palhaço

16h – Maracastelo

17h30 – Grupo de Coco Acauã

18h – Abraão Holanda e Claudinho

18h40 – Phill (performance Ato ou efeito de embranquecer: mídia manipulando nossos corpos)

19h –  Totonho e Formiga Dub

Intervenções e oficinas – início 15h

-SamBatucagem

-Crochê de rua

-Árvores genealógicas

-Grafiti com PDA

-Contação de história com Cia ForróBodó