Obras no Parque Turístico do Jacaré seguem em ritmo acelerado, diz prefeitura

As obras no Parque Turístico do Jacaré seguem em ritmo adiantado. Ao todo, o local vem recebendo três intervenções simultâneas: construção do Mercado de Artesanato, muro de arrimo e pavimentação do passeio público. O projeto para o espaço ainda prevê toda a urbanização da área e a reforma dos banheiros públicos, ambos aguardando os processos licitatórios.

Segundo a secretária de Infraestrutura de Cabedelo, Érika Gusmão, todo o esforço dos trabalhadores tem sido empregado no sentido de dar celeridade às obras em andamento por conta do aumento do fluxo de turistas nesta época do ano. Gusmão lamentou, no entanto, os entraves burocráticos exigidos por lei, que acabam conferindo um ritmo mais lento do que o previsto.

“Na verdade, a Prefeitura de Cabedelo está arcando, em caráter emergencial, com obras que deveriam ter sido executadas pelas empresas que ocupavam a área anteriormente. Entretanto, mesmo com alguns transtornos típicos de um canteiro de obras, estamos visando o melhor para os visitantes: um ambiente renovado e completamente redimensionado. E tudo sem interromper as atrações locais”.

Parque Turístico

Em andamento

As obras do muro de arrimo do Parque Turístico estão em pleno andamento. Ao todo, serão contemplados 95m de extensão ao longo da margem do Rio Jacaré, dando sustentação ao guarda peito, ao calçadão e à passarela dos visitantes da área.

A pavimentação da área desocupada pelos antigos bares já foi parcialmente concluída até o limite do muro de arrimo. No local, inclusive, já foi montado um palco para apresentações musicais.

Já a obra de construção do Mercado de Artesanato, na área central do Parque Turístico, recebeu, apenas este mês, o 1º repasse de verba federal, aguardada desde setembro de 2015.

O Centro de Artesanato ocupará a área próxima ao anfiteatro existente no Parque. Aproveitará a vegetação local e os boxes substituirão as bancas de artesanato hoje situadas ao longo do passeio público, na parte sul.

Sua concepção arquitetônica prevê a preservação do estilo atual e utilizará madeira e tijolo aparentes, coberta com telhas canal, além de valorizar os espaços entre os blocos com áreas de convivência devidamente ajardinadas.

Entulhos

De acordo com a Seinfra, 90% do material de entulho proveniente das reformas em andamento serão filtrados e reutilizados na base dos pisos, motivo pelo qual ainda permanecem no canteiro de obras.