O que esperar dos três últimos episódios da série ‘Game of Thrones’

ATENÇÃO: O texto abaixo contém spoilers da oitava temporada de “Game of Thrones”. Não leia se não estiver em dia com a série

Tratada como o principal evento da oitava e última temporada de “Game of Thrones”, a Batalha de Winterfell pôs um fim – aparente, pelo menos – à grande guerra contra o Rei da Noite e seu exército formado por White Walkers e mortos-vivos. Mas ainda restam três episódios de 1h20 para que a série da HBO possa, por fim, se despedir do público, o que nos deixa uma grande questão: o que, afinal, vem por aí no desfecho da saga?

Volta às origens com surpresas

Em suas primeiras temporadas, “Game of Thrones” subverteu com maestria boa parte dos clichês narrativos, com reviravoltas inesperadas e mortes de personagens que, em outras histórias, estariam sãos e salvos, não importando quais as dificuldades em seus caminhos. O elemento surpresa, porém, se perdeu um pouco entre o fim da sexta temporada e o início da sétima, que prepararam o terreno para a conclusão da história começando a fechar pontas soltas já esperadas, como a revelação da real paternidade de Jon Snow.

Agora, os showrunners David Benioff e D.B. Weiss têm o campo aberto para deixar o público novamente de queixo caído – até porque nós não sabemos nada do que vem por aí, já que todo o material promocional da série, em uma decisão acertada, foi baseado apenas em imagens dos três primeiros episódios da temporada.

Já sabe o que isso significa, não? Vá preparando o coração, porque a única certeza agora é que ninguém está seguro – e as perdas devem ser ainda mais fortes do que as da Batalha de Winterfell, que não eliminou nenhum protagonista.

O confronto com Cersei

Agora que o Rei da Noite está fora do caminho, Daenerys (Emilia Clarke), Jon Snow (Kit Harington) e companhia só têm um obstáculo à frente: Cersei (Lena Headey), que ocupa o Trono De Ferro em Porto Real e tem a sua disposição o exército de mercenários da Companhia Dourada.

O confronto com a vilã será, com certeza, o principal motor dos novos episódios. A vitória dos mocinhos, entretanto, não deve ser fácil, já que o exército de Daenerys sofreu baixas consideráveis na Batalha de Winterfell.

É esperado ainda um reencontro dramático entre Cersei e Jaime (Nikolaj Coster-Waldau), que a deixou ao fim da sétima temporada para se juntar à luta contra os mortos no Norte.

A disputa pela sucessão do Trono

Uma eventual derrota de Cersei não soluciona de vez a questão sobre quem irá se sentar no Trono de Ferro. Jon Snow, afinal, acabou de revelar a Daenerys que é filho do irmão dela, Rhaegar Targaryen – e, portanto, legítimo herdeiro do posto mais cobiçado dos Sete Reinos.

A Mãe dos Dragões, que fez do trono seu principal objetivo de vida, se mostrou chocada com a revelação, mas mal teve tempo de reagir antes da chegada do exército dos mortos. Agora, no entanto, ela e Jon serão obrigados a resolver a questão, agravada pelo fato de que há uma resistência dos nortenhos a Daenerys, que também é alvo das desconfianças de Sansa (Sophie Turner) e Sam (John Bradley).

Se há um momento propício para este antigo desejo dos fãs, é agora. O aguardado embate entre os irmãos Sandor (Rory McCann) e Gregor Clegane (Hafþór Júlíus Björnsson) – o Cão de Caça e o Montanha, respectivamente – deve acontecer quando a batalha chegar, finalmente, a Porto Real. Não sabemos ainda qual será o estopim para a luta, mas fazemos uma aposta: é bem possível que o Cão acabe entrando numa briga para defender Arya (Maisie Williams), como já mostrou que é capaz de fazer.

Esta aqui é só para deixar com a pulga atrás da orelha. Em entrevista ao apresentador Jimmy Kimmel, Weiss e Benioff fizeram mistério ao serem perguntados se a guerra contra os White Walkers realmente havia acabado. “Nós não vamos confirmar isso”, disseram eles. Será que há mais criaturas além do Rei da Noite vindo por aí? As informações são do UOL.