Novo RG: saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional na Paraíba

Para emitir a CIN tanto em João Pessoa, quanto em Campina Grande, é preciso acessar o site do IPC

Carteira de Identidade Nacional — Foto: Divulgação / Governo Federal

Os paraibanos já podem emitir o seu ‘novo RG’, a Carteira de Identidade Nacional (CIN), pelo Instituto de Polícia Científica (IPC). A primeira emissão da CIN é gratuita e a identidade antiga pode ser substituída até 2032.

Para emitir a CIN tanto em João Pessoa, quanto em Campina Grande, é preciso acessar o site do IPC, clicar em “Solicitar Agendamento” e escolher o local, data e hora para o atendimento na Casa da Cidadania.

Já nas demais localidades do Estado, basta se dirigir diretamente às Casas da Cidadania ou procurar postos de identificação municipais. Em João Pessoa, também é possível fazer a solicitação do RG, sem agendamento, em cartórios.

Cartórios que emitem RG em João Pessoa

  • 6º Cartório de Pessoas Naturais: R. Vicente Lucas Borges S/N – Treze de Maio
  • 7º Cartório de Pessoas Naturais: R. Reinaldo dos Santos, 3 – Trincheiras/Centro
  • 10º Cartório de Pessoas Naturais: R. Avelina dos Santos, 909 – Valentina
  • 12º Cartório de Pessoas Naturais: R. Comerciante Alfredo Ferreira da Rocha, 378 – Mangabeira
  • 13º Cartório de Pessoas Naturais: Av. Pres. Juscelino Kubitscheck, 265 – Ernesto Geisel

Segundo o IPC, antes os brasileiros poderiam ter documentos de identidade em todos os estados do país, cada um com uma numeração diferente. Contudo, com a CIN, isso não será mais possível.

Além disso, a CIN também contribuirá para agilizar processos de identificação e até mesmo investigações criminais por seu caráter universal.

O novo documento passa a ter prazo de validade de acordo com a idade da pessoa, conforme determinado em lei. Para pessoas de zero a 12 anos incompletos, a CIN valerá por cinco anos. Já para pessoas que tem de 12 a 60 anos incompletos, a CIN valerá por 10 anos. Por fim, para pessoas com mais de 60 anos, não será preciso renovar a CIN.