Novas linhas de drenagem devem evitar alagamentos em JP, diz secretário

Em entrevista à Rádio Pop, ele explicou que problemas foram causados devido impermeabilização dos pavimentos e calçamentos, o que diminui a infiltração das águas

O secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Rubens Nóbrega informou que cerca de 80 homens estão realizando ações, em conjunto com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), para minimizar os transtornos causadas pelas chuvas registradas desde a madrugada desta sexta-feira (26) na Capital.

De acordo com o secretário, em entrevista ao programa F5, da 89 Rádio Pop, não houve tempo para planejamento, mas as equipes da prefeitura já estão nas ruas realizando o serviço emergencial. Ele também explicou que os alagamentos foram motivados pela impermeabilização dos pavimentos e calçamentos nos últimos anos. Conforme ele, os pontos de drenagem estão subdimensionados e serão feitas novas linhas, para evitar os mesmos transtornos no próximo inverno.

“Poderíamos ter nos antecipado se tivéssemos tempo. Porque muito desses pontos já eram identificados, a Defesa Civil já nos passou e estamos trabalhando. A cidade de uns anos para cá, todo nós sabemos, ela foi muito impermeabilizada pelos pavimentos e calçamentos e isso diminui a infiltração das águas de chuva”, explicou.

O secretário ainda destacou que os pontos mais críticos estão tendo prioridade, mas as áreas da saúde também estão recebendo apoio. De acordo com o secretário, o Trauminha de Mangabeira e a Central de Abastecimento Farmacêutico apresentam problemas após as chuvas.

Confira os pontos com grande acúmulo de água em João Pessoa:

1. Viaduto do Cristo;
2. Entrada do Geisel (Central de Polícia);
3. Principal do Bancários (frente ao Equilíbrio do Ser);
4. Rodoviária Cícero Meireles/Francisco Londres
5. Beira Rio (frente ao sindicato dos bancários)
6. Epitácio pessoa dois pontos (frente Lourdinas e frente a Caixa Econômica);
7. Maximiano de Figueiredo (Praça da Independência)
8. AV Dom Pedro dois pontos (X Coremas e ponte do Ibama)