Novas doses contra a Covid-19 são distribuídas aos municípios paraibanos

Após a distribuição, as 223 cidades dão início à ampliação do público de idosos, a partir dos 80 anos, conforme orientação do Plano Nacional de Imunização

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) envia, nesta sexta-feira (26), 63,3 mil novas doses de imunizantes contra o novo coronavírus para os 223 municípios paraibanos. Nesta quinta-feira (25), a Secretaria recebeu 23,8 mil doses da vacina Coronavac/Butantan, que somadas às 39,5 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford, que chegaram na tarde da quarta-feira (24). Com as novas doses, a Paraíba dá início à ampliação do público de idosos, a partir dos 80 anos.

O próximo grupo prioritário a ser atendido, conforme orientação do Plano Nacional de Imunização (PNI) é composto por 100% dos idosos com idade de 85 a 89 anos; 24% dos idosos de 80 a 84 anos; além de 8% dos trabalhadores da saúde que ainda não foram atendidos nas etapas anteriores, entretanto a ampliação deste público ocorre de forma gradativa e escalonada, de acordo com o quantitativo enviado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a SES, cerca de 88 municípios paraibanos atingiram a meta de vacinação que corresponde a 90% do público alvo da última fase.

A vacinação na Paraíba segue o Plano Estadual de Vacinação, nos moldes do PNI. As doses dos novos imunizantes serão distribuídas de forma igualitária para os 223 municípios paraibanos, seguindo o formato das distribuições dos últimos lotes. Até o último levantamento, foram distribuídas 133.504 doses de vacinas, 106.296 já tomaram a primeira dose e 27.208 receberam a segunda, completando o esquema vacinal. A estimativa da população a ser vacinada na Paraíba, dada pelo Ministério da Saúde, é de 1 milhão e 300 mil pessoas dos grupos prioritários, até o final deste semestre.