A OpenAI deu mais um passo em direção aos agentes de IA: a startup lançou nesta terça-feira (11) ferramentas para ajudar desenvolvedores e empresas a criarem seus próprios agentes personalizados. A novidade faz parte da nova API Responses.
Os agentes de IA são sistemas automatizados que podem assumir o controle de determinada atividade, para realizá-la sem intervenção humana. Nesse sentido, a OpenAI já conta com o Deep Research e Operator. Agora, vai liberar a tecnologia que viabiliza essas tecnologias.
OpenAI vai facilitar construção de agentes de IA
A OpenAI já conta com os agentes Deep Research (que compila relatórios de pesquisa) e o Operator (que navega em sites de forma autônoma).
A novidade, anunciada em transmissão ao vivo da empresa e em comunicado, é a API Responses, uma ferramenta que permite que desenvolvedores e empresas desenvolvam agentes de IA personalizados para atividades específicas. Basicamente, a empresa está liberando as ferramentas que permitem a construção dos agentes de IA.
Entre as utilidades da API, é possível treiná-la para realizar pesquisas na web, escanear arquivos e navegar em sites, parecido com o que o Operator já faz.
O chefe de produto da plataforma OpenAI, Olivier Godement, afirmou ao The Verge que a empresa está animada com a novidade, que poderá “fornecer as fundações e os blocos de construção para os desenvolvedores construírem os melhores agentes para seus casos de uso e necessidades”.
A tecnologia substitui a API Assistants da empresa, que deve ser descontinuada no primeiro semestre do ano que vem.
Novidade foi anunciada em live da OpenAI (Imagem: OpenAI)
Como funciona a ferramenta
A API Responses vem com ferramentas de pesquisa na web no mesmo modelo que o ChatGPT já usa, permitindo que os desenvolvedores coletem informações em tempo real usando os modelos de linguagem GPT-4o e GPT-4o mini;
Outra novidade é um recurso que assume controle do computador para realizar tarefas de forma autônoma, parecido com o que o Operator já faz;
O lançamento também pode analisar grandes volumes de documentos. Segundo a OpenAI, a ferramenta pode funcionar como um agente de IA para suporte ao cliente ou FAQ, ou para um assistente de casos jurídicos, ajudando a localizar casos anteriores.
No entanto, segundo um post de blog fornecido ao Tech Crunch, a ferramenta “ainda não é altamente confiável para automatizar tarefas em sistemas operacionais” e é suscetível a cometer erros “inadvertidos”. A OpenAI também lembra que essas são apenas as primeiras interações das ferramentas e que está trabalhando para melhorá-las.
Outras novidades da OpenAI
Além da API Responses, a OpenAI anunciou o Agents SDK, uma ferramenta que permite que desenvolvedores organizem o fluxo de trabalho dos agentes de IA.
Nikunj Handa, gerente de produto da equipe de API da OpenAI, explicou ao The Verge como funciona a novidade e qual a relação com a API:
A API Responses é como uma unidade atômica de uso de modelos e ferramentas para fazer uma coisa específica. O Agents SDK faz com que várias dessas unidades atômicas trabalhem juntas para resolver tarefas ainda mais complicadas.
Nikunj Handa, gerente de produto da equipe de API da OpenAI
Basicamente, a integração dos dois promete facilitar para que desenvolvedores e empresas gerenciem todos os seus agentes de IA em prol de um único objetivo.
Tanto o API Responses quanto o Agentes SDK se baseiam em ferramentas já existentes da OpenAI e estão disponíveis no site da startup.
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