Nordestinos são alvos de racismo na final de João Fonseca no ATP de tênis da Argentina

Entre os insultos ouvidos pelos brasileiros, estiveram "Pretos de m****" e até "mono" (Macaco em livre tradução)

(Foto: Reprodução/Instagram)

Dois engenheiros nordestinos e praticantes de tênis foram alvos de insultos racistas enquanto acompanhavam a final do ATP de Buenos Aires, na Argentina. Este caso aconteceu com os baianos João Paulo Corvo e Bruno Corvo, no último domingo (16). De acordo com eles, torcedores argentinos proferiram termos racistas para eles.

As vítimas estavam na arquibancada torcendo pelo brasileiro João Fonseca — que foi campeão do torneio —, mas não havia sido a primeira experiência deles na Argentina. Essa havia sido a terceira vez dos irmãos no país e inclusive, eles compraram o ingresso, após a confirmação da classificação de Fonseca para a finalíssima.

Entre os insultos ouvidos pelos brasileiros, estiveram “Pretos de m****” e até “mono” (Macaco em livre tradução). De acordo com João Paulo Corvo, não precisou muito para entenderem do que se tratava.

Não precisamos de muito esforço para acatar isso como uma injúria racial”, disse o brasileiro.

Vale lembrar que, por causa dessa lamentável situação, uma confusão foi vista nas arquibancadas do local da partida. Algo que, inclusive, foi flagrado pela transmissão da ESPN, que tratou o caso como um “tumulto ou algo do tipo”. João Paulo, inclusive, pediu uma retratação da emissora.

“Talvez caiba um esclarecimento sobre o que foi narrado no momento do ocorrido. Talvez tenha ficado a sensação de uma desordem, tumulto ou algo do tipo, mas, na verdade, era a tentativa de notificação de um crime, sofrido por dois brasileiros em território argentino”, afirmou João Paulo Corvo.

O brasileiro também destacou que solicitou várias vezes para que a organização da competição se envolvesse e tomasse as devidas providências, mas que nada foi feito. Os seguranças, inclusive, teriam ficado “totalmente passivos”. Nesse meio tempo, a única solução dada aos brasileiros foi que ambos procurassem a polícia local.