No F5: secretária de Saúde faz levantamento do cenário da Covid-19 na Paraíba

Renata Nóbrega também explicou que só existirá um controle maior da doença, quando todos os países do mundo estiverem com a vacinação estável da sua população

A secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega fez um levantamento do cenário epidemiológico da Covid-19 no Estado, durante entrevista ao programa F5 da 89 Rádio Pop, nesta segunda-feira (26). De acordo com ela, a Paraíba está vivendo um momento de estabilidade da doença. 

“No mês de novembro foram 258 internações. Neste mês de dezembro, do dia 01 ao dia 25, foram registradas 207 internações. Então, são quadros que demonstram que já estamos em uma estabilidade, diferente de outros estados, a exemplo de Mato Grosso, que os números já estão começando a aumentar”, relatou. 

A existência de um plano de contingência da Covid-19 e a atualização constante dessa ferramenta de combate ao vírus, conforme Renata, tem sido de extrema importância para que o Estado venha mantendo o controle da doença.

“A Paraíba teve o seu plano de contingência muito bem elaborado e sempre atualizado. Na verdade, nosso plano de contingência, que iniciou em 2020, passou por atualização neste mês de novembro. Então, sempre tem um gerenciamento referente a questão dos leitos e, atualmente, nós estamos conseguindo observar melhor as ondas da Covid-19. Neste ano de 2022 foram três ondas, nesta terceira já com queda [no número de casos e vítimas fatais] na Paraíba”, explicou.

A secretária também explicou que só existirá um controle maior da doença, quando todos os países do mundo estiverem com a vacinação estável da sua população. 

“O controle da doença irá acontecer quando tivermos um cenário de vacinação estável em todos os países. Então, enquanto isso não acontecer, as variantes vão aparecendo e teremos que acompanhar esse cenário naturalmente”, declarou.

Assista: