Nicki Minaj comemora 12 anos de carreira e manda indireta para a Billboard

NICKI MINAJ

Há exatamente 12 anos Nicki Minaj lançava “Playtime Is Over”, sua primeira mixtape. O material elevaria a cantora rapidamente a outro patamar e revolucionaria o rap, tornando-a uma das mulheres mais influentes do gênero e sendo o responsável por abrir espaço para outras artistas.

Para celebrar a data, Nicki usou sua conta no Instagram para compartilhar um texto com seus seguidores. Na postagem, a artista refletiu sobre o orgulho que sente de ter escrito cada uma das palavras de suas composições sem a ajuda de compositores homens.

Ela também relembrou o apoio dos fãs, que na ocasião começaram a aparecer com perucas cor-de-rosa em referência à estética do material. Entretanto, além de saudosismos, o relato veio também em tom de crítica. Recordista em número de entradas na parada HOT 100 da Billboard, a artista disse que poucas pessoas da indústria vieram parabenizá-la pelo feito.

Além disso, ela também adereçou um questionamento à revista. Na esta semana, um de seus principais colunistas, Jeff Benjamin, escreveu um artigo em que reflete sobre o impacto do BTS na cultura pop. Em um dos trechos ele compara a banda de K-pop a Lady Gaga, que definiu como influenciadora das mais recentes levas de artistas.

Sem citar nomes, a rapper acusou a publicação de ser seletiva e de ter sido negligente quanto ao seu trabalho. Leia na íntegra:

“Doze anos atrás eu lancei minha primeira mixtape. Escrevi cada palavra de cada música e estava muito orgulhosa disso. Eventualmente, os Barbz passaram todos a usar seus cabelos cor-de-rosa, com franjas chinesas e correntes de Barbie. As perucas coloridas voltaram com tudo. Eu sempre falei sobre minhas influências em entrevistas. Hoje em dia, é legal fingir que você não foi influenciado por outros artistas. Eu não ligo. Eu nunca achei que elas eram obrigadas a dizer algo. Assim como Beyoncé não é obrigada a parabenizar ou colaborar com Normani, etc. Eu nunca tive ajuda das estações de rádio, de influenciadores e de blogs para fazer uma música nº1 quando ‘Anaconda’ foi nº2 na Hot 100. Nunca tive um grupo de homens no estúdio escrevendo minhas músicas para mim. Por isso levo tempo entre os álbuns. Muitos de vocês escrevendo essas coisas nunca lutaram por nada na vida. Vocês apenas se sentam à margem e esperam que os outros façam! Billboard, você escreveu sobre como um artista branco influenciou a mim, Beyoncé e Rihanna? Onde está o artigo sobre uma garota negra que entrou nas paradas quebrando um período de dez anos sem rappers femininas lá? Eu não influenciei nada, eu acho…”

O trabalho mais recente da artista é o single “MEGATRON”, lançado no último mês de junho. Nicki, você é tudo! As informações são do Papel Pop.

Comente