Netanyahu anuncia que Iíder do Hamas em Gaza foi morto

0
Netanyahu anuncia que Iíder do Hamas em Gaza foi morto
Foto: Kena Betancur/Getty Images

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou, nesta quarta-feira (28/5), que o líder do Hamas, Mohammad Sinwar, foi morto. Mohammad se tornou chefe do grupo palestino após seu irmão, Yahya Sinwar, ser eliminado em ação do exército israelense.

Yahya Sinwar era apontado como o mentor dos ataques a Israel, em 7 de outubro de 2023, e foi morto um ano depois, em outubro de 2024.

Com a morte deste comandante, Israel já matou quatro líderes do Hamas. No entanto, o grupo palestino ainda não confirmou a morte do líder.

Yahya Sinwar

O antigo líder, Yahya Sinwar, foi morto em um ataque israelense em 2024. O porta-voz do Hamas anunciou a morte, em pronunciamento divulgado nas redes sociais.

Considerado um dos fundadores do Hamas, Yahya Sinwar foi eleito líder em 2017, por meio de eleições secretas em que votaram membros do Hamas.

A história de vida de Yahya Sinwar se relaciona ao conflito entre palestinos e israelenses. Ele nasceu em 1962 em um campo de refugiados em Khan Yunis, cidade da Faixa Gaza.

Yahya Sinwar é o fundador do grupo Izzedine al-Qassam Brigades, considerado um braço armado do Hamas. Entre as ações a ele relacionadas estão ataques suicidas e lançamento de mísseis contra Israel. Do Metrópoles.

 

Não há posts para exibir