Nasa transmite ao vivo primeiro lançamento da SpaceX com astronautas

Evento histórico marca o retorno dos lançamentos tripulados partindo dos Estados Unidos

SpaceX — empresa de Elon Musk — fará seu primeiro voo espacial tripulado nesta quarta-feira (27). O veículo espacial Crew Dragon partirá do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, Estados Unidos, levando dois astronautas da Nasa até a Estação Espacial Internacional.

O evento histórico marca o retorno dos lançamentos tripulados partindo dos Estados Unidos. O último aconteceu em 2011, quando o ônibus espacial Atlantis começou sua viagem rumo ao laboratório orbital. Desde então, a agência espacial americana tem utilizado foguetes e cápsulas russas, lançadas do Cazaquistão. A melhor parte? A Nasa fará uma transmissão ao vivo do lançamento.

Se as condições climáticas estiverem boas na região do Centro Espacial Kennedy, o lançamento da SpaceX acontecerá às 17h33 no horário de Brasília. A cobertura do evento começa às 13h15, com comentários de astronautas e outros convidados. A transmissão ao vivo acontecerá pela NASA TV, no YouTube, ou no site da SpaceX — neste segundo endereço, a cobertura especial também começa antes do lançamento, às 13h30. A cobertura também será feita pelo canal Space Today, no YouTube, em português.

A cápsula Crew Dragon tem 8,1 metros de comprimento e 4 metros de largura, com design semelhantes aos das naves Apollo, que transportaram astronautas para a Lua. A capacidade é para até quatro pessoas, mas nesta primeira viagem o veículo contará com apenas dois astronautas da NASA: Robert Behnken e Douglas Hurley.

A Crew Dragon será impulsionada pelo foguete Falcon 9, também da SpaceX, e a previsão é de que a missão Demo-2 chegue à Estação Espacial Internacional cerca de 19 horas após o lançamento, ou seja, na quinta-feira (27). Os dois astronautas irão se juntar aos três tripulantes que já trabalham lá.

Da Veja

Comente