Napoleão Laureano realiza ‘Dia D’ da campanha sobre o câncer de pele

Napoleão Laureano realiza ‘Dia D’ da campanha sobre o câncer de pele

O Hospital Napoleão Laureano realiza no próximo domingo (16), a partir das 7h30, o ‘Dia D’ da campanha Dezembro Laranja de prevenção ao câncer de pele. A ação intitulada ‘Salve Sua Pele Paraíba’ tem como objetivo alertar a população sobre o câncer de pele e falar dos cuidados necessários para prevenir a doença. O câncer de pele é o mais comum entre todos os cânceres. De acordo com o Inca, a estimativa é que sejam diagnosticados 175.760 casos novos a cada ano no Brasil, sendo 80.850 em homens e 94.910 em mulheres. O valor corresponde a 29% do total estimado de novos casos de câncer, que é de 596.070 casos.

De acordo com a médica Kamila Magno, responsável pela ação, a campanha terá como enfoque dicas sobre a prevenção da doença com objetivo de diminuir a incidência de casos no Estado. “A campanha visa à conscientização da doença através de informativos, bem como, diálogos sobre a doença e consultas diagnosticais. E se necessário o paciente já será encaminhado ao tratamento”, destacou.

Kamila destacou que a principal causa da doença é a falta de cuidados com a pele, como o não uso de protetor solar ao sair de casa, principalmente, em horários onde a radiação solar é mais intensa. “Infelizmente, as pessoas são desleixadas quando o assunto é a pele e a proteção dela. Alguns horários onde a radiação solar é mais prejudicial como das 10h da manhã às 16h da tarde. A exposição constante a essa radiação é extremamente maligna para nossa pele”, alertou.

A médica também destacou outras causas do câncer de pele. “Algumas pessoas utilizam de câmaras de bronzeamento artificial e isso é preocupante, pois os danos provocados na pele são equivalentes há horas de exposição ao sol. Esse tipo de coisa também causa o câncer”, disse.