“Não é o momento”, diz Geraldo Medeiros sobre vacinados pararem de usar máscara

Secretário deixou claro que não concorda com a fala de Bolsonaro, que cogitou o fim da obrigatoriedade do uso do item de proteção

Secretário de Saúde da PB destaca ações realizadas durante a pandemia
Secretário Geraldo Medeiros - Foto: Arquivo

O momento ideal para que a máscara deixe de ser utilizada pela população, será quando o coronavírus atingir sua fase endêmica, de acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros. Em entrevista ao Paraíba Já, nesta sexta-feira (11), Geraldo explicou que esse período só chegará quando a Covid-19 estiver sob controle como outras doenças infectocontagiosas, nas quais poucos casos são registrados anualmente.

+Fábio Rocha critica fala de Bolsonaro sobre uso de máscara: “ele calado é fantástico”

+Especialistas em saúde da PB criticam apologia de Bolsonaro ao desuso de máscaras

O secretário deixou claro que não concorda com a fala do presidente República, Jair Bolsonaro, que cogitou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual para quem já foi vacinado contra a Covid-19 e também para quem já a contraiu.

“Não concordamos com essa atitude, porque já está comprovado que as pessoas que se vacinam, que já completaram a primeira e segunda dose, elas podem apresentar o novo coronavírus nas vias aéreas, no nariz e na garganta e, assim, podem contaminar outras pessoas, por isso é importante usar máscara, mesmo após se vacinar. Aquelas pessoas que já tiveram a doença também podem ser portadoras do vírus e tem a necessidade e obrigatoriedade de usar máscara, para não contaminar outras pessoas, além da possibilidade de reinfecção, que é um episódio raro, mas pode ocorrer”, declarou.