Nacional de Patos promove o “Dia da Esperança Verde” para celebrar 60 anos

O Nacional de Patos está completando 60 anos de fundação nesta quinta-feira. E, para marcar essa data tão importante, a diretoria alviverde promove um dia de festividades dedicado ao Canário do Sertão, campeão paraibano em 2007 e que tem vários momentos destacáveis em sua trajetória sexagenária. A programação conta com alvorada, evento solene, exposição, lançamento de camisa e as divulgações dos primeiros contratados do clube para o Campeonato Paraibano de 2022.

Nacional de Patos celebra 60 anos de história nesta quinta-feira — Foto: Divulgação / Nacional de Patos

Nacional de Patos celebra 60 anos de história nesta quinta-feira — Foto: Divulgação / Nacional de Patos

O evento, que acontece no Centro de Patos, é gratuito, mas o clube divulgou que vai ser necessário apresentar o cartão de vacinação como passaporte para ingressar nos locais. Além disso, o uso de máscara é obrigatório. Vale ressaltar também que apenas 80% da capacidade será permitida, isso para respeitar os critérios sanitários em tempos de pandemia. Outro ponto importante é que o torcedor terá que levar 2kg de alimentos não perecíveis que serão doados para famílias carentes dentro do projeto “Canário Solidário”.

A programação dos 60 anos do Nacional de Patos começou logo às 6h, com uma alvorada festiva celebrada com a orquestra filarmônica, que percorreu a sede administrativa do clube. Às 18h, vai acontecer uma exposição sobre a história do Naça, com a presença de ídolos do clube, que são ex-jogadores, além de dirigentes e da atual comissão técnica, que vai ter o ex-atleta Reinaldo como treinador.

Já às 19h, na Associação Comercial e Industrial de Patos, no Centro da cidade, a torcida nacionalina vai poder acompanhar uma solenidade de 60 anos, com direito a uma apresentação de projetos da gestão 2022 e lançando a campanha “Canário Solidário”, que promete ajudar famílias carentes. Uma hora depois, o encerramento vai ser marcado com um coffee break.

Rodrigo Nóbrega é o atual presidente do Nacional de Patos — Foto: Zé Filho / Nacional de Patos

Rodrigo Nóbrega é o atual presidente do Nacional de Patos — Foto: Zé Filho / Nacional de Patos

De acordo com o presidente do Canário, Rodrigo Nóbrega, uma data tão especial não poderia passar em branco. Por isso, a diretoria cuidou de cada detalhe para, junto com o torcedor, relembrar grandes momentos e encaminhar o futuro próximo.

— O dia 23 de dezembro é uma data muito importante para toda a torcida nacionalina e, sobretudo, para a cidade de Patos. Estamos neste ano celebrando 60 anos do maior time de futebol profissional do Sertão do estado, que carrega uma história de glórias e vitórias marcantes. Por esse motivo, não poderíamos jamais deixar esta data magna passar em branco, especialmente neste ano, em que comemoramos mais de meio século de existência — pontuou.

História de 60 anos

O Nacional Atlético Clube foi fundado em 1961, por funcionários federais dos Correios e Telégrafos de Patos. Suas cores iniciais eram o verde e o amarelo, posteriormente mudando para os atuais verde e branco, devido então às normas da CBF. Em 1965, o Canário participou pela primeira vez do Campeonato Paraibano. Aquela ocasião também marcou a primeira vez do arquirrival nacionalino, o Esporte, no estadual.

Em 2007, após ser vice-campeão cinco vezes e uma campanha impecável, o Nacional de Patos faturou seu principal título de campeão paraibano. No primeiro turno, derrotou o Sousa numa decisão dramática. Já a final geral foi diante do Atlético-PB, revertando uma desvantagem de 2 a 1 da partida de ida e construindo um 3 a 0 que confirmou uma conquista inédita.

Na Série C do Campeonato Brasileiro de 2008, o Naça teve uma campanha marcada por ter quebrado a invencibilidade do Bahia, terminando a competição na oitava colocação. No mesmo ano, o Canário jogou a Copa do Brasil, enfrentando o Fluminense na primeira fase, sendo eliminado após dois jogos disputados.

Em 2021, o Naça entrou na reta final de conclusão da estrutura do seu centro de treinamento, sendo o único time do Sertão da Paraíba a possuir tal estrutura própria. O CT vai o nome de Sebastião Firmino, ex-jogador e ex-presidente do time, e terá nome fantasia de “Ninho do Canário”. O Naça já possui também uma sede social e administrativa na zona central da cidade e uma loja física oficial.

Do GE/PB.