O PSOL, nestas eleições municipais, terá o maior alcance na Paraíba. Pela primeira vez, serão 15 candidatos a prefeito e dezenas de candidatos a vereadores nos 223 municípios do Estado. O PSOL também segue a mesma linha do PT: não realiza coligação com partidos de direitas ou considerados “golpistas”. Tanto que o Diretório Estadual do partido vai realizar intervenção no diretório de Sousa, pois a decisão municipal foi de se aliar ao PPS e a candidatura de Fábio Tyrone, ambos aliados do governador Ricardo Coutinho (PSB).
Leia nota do PSOL na íntegra:
Essa é a maior eleição do PSOL da Paraíba, serão 15 candidatos/as* disputando Prefeituras nas mais diferentes regiões e dezenas de candidatos/as em busca das primeiras vagas do Partido nas Câmaras de Vereadores. O PSOL é hoje uma alternativa real de disputa do poder.
O PSOL de João Pessoa abriu de forma polêmica a etapa das convenções estaduais, no dia 21 de julho precisou disputar na justiça e garantiu o direito de realizar a convenção do Partido na UFPB, quando homologou Victor Hugo candidato em João Pessoa. Hoje, 05 de agosto, o PSOL Paraíba realizará sua decima sétima convenção municipal, será em Pedras de Fogo, às 18h50, quando será homologada a candidatura de Adelson Santana.
Enquanto alguns partidos coligam com a direita e o golpismo, o Diretório Nacional do PSOL e o Diretório Estadual Paraíba aprovam cancelar as coligações realizadas em Sousa e Massaranduba. Para o Partido dois Diretórios não podem atropelar posição coletiva de mais de 20 Diretórios Municipais, do Diretório Nacional e do Diretório Estadual, as cidades não são ilhas desconectadas politicamente da conjuntura estadual e nacional.
O Presidente do PSOL/PB, Tárcio Teixeira, é enfático ao afirmar que “as pessoas estão desacreditadas da política, o PSOL é uma alternativa importante a tudo isso; se tem partidos que querem deixar de ser esquerda e coligar com o que tem de pior na política, que sigam seu equívoco; o papel do PSOL é contra tudo isso, conversei com os filiados de Massaranduba, compreenderam e não seguirão esse caminho, mas em Sousa precisaremos intervir e cancelar a aliança com o PPS e a coligação que apoia a candidatura do Governador na cidade, Ricardo e Tayrone não são aliados”.
Para o PSOL, o crescimento da legenda e o credito ganho pelo Partido na conjuntura atual só é possível devido o resultado de uma postura de coerência política. Foi esse caminho que o PSOL escolheu, é esse caminho que o PSOL seguirá.
* Cidades onde o PSOL já homologou candidaturas em convenção: João Pessoa – Victor Hugo; Cabedelo – Marcos Patrício;Campina Grande – Davi Lobão; Pilar – Valdemar Matias de Souza Filho; Patos – Silvano Morais; Cajazeiras – Antônio Gobira; Santa Rita– Valdir Lima; Bayeux – José Marcílio; Itaporanga – Sousa Neto; Princesa Isabel – José Rivaldo; Belém – Cícero Mendonça; Guarabira – Belarmino Mariano; Caiçara – Luciano Félix; Solânea – Rosangela Vital. A ser homologada na convenção de 05 de agosto: Pedras de Fogo – Adelson Santana.