Na contramão de JP, participação feminina cresce 600% na Câmara de CG

Além de ampliar o número de acentos na Casa Legislativa municipal, elas também ficaram no topo do ranking de votos no pleito deste ano

Na contramão do que ocorreu em João Pessoa, a cidade de Campina Grande deu um salto de 600% no que diz respeito à participação feminina nas eleições municipais deste ano. No total, foram eleitas na Rainha da Borborema sete vereadoras – seis a mais do que em 2016.

Além de ampliar o número de acentos na Câmara Municipal de Campina Grande, elas também ficaram no topo do ranking de votos. Eva Gouveia, Ivonete Ludgério e Fabiana Gomes, todas do PSD, terminaram a votação desse domingo nas três primeiras colocações.

Em 2016, a população de Campina Grande elegeu apenas uma parlamentar: Ivonete Ludgério, que atualmente ocupa o cargo de presidente da Casa.

Vereadoras eleitas em Campina em 2020

Eva Gouveia (PSD) – 4.232 votos
Ivonete Ludgério (PSD) – 3.893 votos
Fabiana Gomes (PSD) – 3.715 votos
Jô Oliveira (PC do B) – 3.050 votos
Valéria Aragão (PTB) – 2.854 votos
Carol Gomes (PROS) – 2.392 votos
Dona Fátima (Podemos) – 1.917 votos

Queda em João Pessoa

Já na capital do Estado, o fenômeno ocorreu ao contrário. A atual legislatura formada durante o pleito de 2016 conta com quatro vereadoras: Eliza Virgínia (Progressista), Helena Holanda (Progressistas), Sandra Marrocos (PT) e Raissa Lacerda (Avante). Delas, apenas Eliza se reelegeu e será a única voz feminina na Câmara Municipal de João Pessoa a partir de 2021.