Na base da superação, Brasil vence primeira partida de hóquei de grama no Pan

Foi na raça, na superação, no coração… Sem tradição no Brasil, a seleção de hóquei sobre grama do país vem lutando para buscar seu espaço. E, com um golaço por cobertura do camisa 11, Lucas Paixão, a equipe deu um importante passo em sua caminhada rumo ao sonho olímpico: conseguiu sua primeira vitória (e os primeiros pontos) na história dos Jogos Pan-Americanos. O confronto foi duro, truncado, mas o importante é que o time bateu o México por 1 a 0.A vitória foi comemorada ao som de “Ai se eu te pego”, do cantor Michel Teló, tocada após o apito final.

Os primeiros dois períodos não tiveram muita emoção, mas os dois últimos foram completamente diferentes. Depois de um ataque, no finzinho da terceira etapa, a bola sobrou para Lucas Paixão, que ajeitou e, com toda tranquilidade, mandou para as redes. A partir daí, os mexicanos mandaram todo mundo para o ataque. Em uma defesa espetacular, o goleiro Faustino salvou a seleção brasileira na parcial. Em seguida, voltou a evitar o tento do México com a perna. A bola ainda tirou tinta da trave no ataque adversário, mas o dia era verde e amarelo.

O jogo valeu pela segunda rodada da competição e foi disputado no campo da Universidade de Toronto. Antes da edição canadense, a seleção brasileira havia participado apenas do Rio 2007, onde foi convidada por ser país-sede, mas perdeu todos os seus confrontos e saiu sem um pontinho sequer.

Na estreia, jogando diante do Canadá, dono de casa e favorito ao ouro ao lado da Argentina, o Brasil foi presa fácil e acabou derrotado por 9 a 1. De acordo com o regulamento, para conquistar um posto nos Jogos, o país pode até perder todos os jogos da primeira fase, mas precisa vencer nas quartas de final ou depois no jogo seguinte em que disputa do 5º ao 8º lugar no Canadá. Agora, o Brasil contabiliza três pontos na tabela.

No Pan do Rio 2007, o Brasil perdeu todas suas partidas. O país teve como rivais, na fase de grupos, a Argentina, que fez 19 a 0; Trinidad e Tobago, que marcou 8 a 1; e Cuba, que ganhou do dono da casa por 9 a 0. A seleção também teve resultados negativos diante das Antilhas Holandesas (8 a 0) e Estados Unidos (3 a 0).

A informações são do Globo Esporte.