Os municípios paraibanos recebem, nesta quarta-feira (20), R$ 22,6 milhões do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), de acordo com publicação da Confederação Nacional dos Municípios (CMN). O valor aponta um crescimento de 13,74% comparado ao mesmo decêndio do ano de 2018, isso sem considerar os efeitos da inflação. O valor líquido do decêndio recebido é de R$ 14,4 milhões.
O FPM, bem como a maioria das receitas de transferências do país, não apresenta uma distribuição uniforme ao longo do ano. No primeiro semestre estão os maiores repasses do FPM (fevereiro e maio), mas no outro ciclo, entre os meses de julho a outubro, os repasses diminuem significativamente, com destaque para setembro e outubro.
Conforme análise da série histórica do FPM, o repasse referente aos três primeiros meses do ano representa uma entrada elevada de recursos nas contas municipais.
De acordo com a nota técnica da CMN, ” É importante nestes meses, que os gestores municipais mantenham cautela em suas gestões e fiquem atentos ao gerir os recursos municipais”.