- Publicidade -
Cotidiano

Município de Pombal usava ônibus escolares para transporte de cargas, aponta MP

A Promotoria de Justiça de Pombal expediu, na última sexta-feira (19), uma recomendação à Secretária Municipal de Educação Pombal a cessar imediatamente de utilizar os veículos destinados ao transporte exclusivo de estudantes para transportar cargas de qualquer espécie, além daqueles pertencentes aos alunos e destinados aos processos de aprendizagem, como bolsas, mochilas, trabalhos escolares e assemelhados. A recomendação foi expedida pelo promotor de Justiça Leidimar Bezerra.

- Continua depois da publicidade -

Foi recomendado ainda aos motoristas dos veículos escolares de Pombal que reportem a Promotoria de Justiça o eventual uso desse veículos para o transporte de quaisquer tipos de cargas em conjunto com alunos e em desacordo com a legislação legislação de trânsito. A Secretaria de Educação também deverá comunicar, no prazo de 20 dias, à Promotorias as medidas efetivamente tomadas para cumprir a recomendação.

Conforme a recomendação, foi constatado pela Promotoria, em várias diligências, inclusive através de fotografias, que a Secretaria de Educação de Pombal vem utilizando diversos ônibus escolares para transportar, concomitantemente, cargas e estudantes, submetendo os alunos a riscos de vida.

O promotor destaca ainda na recomendação que o transporte de cargas dentro de ônibus escolares, ainda que com alguma amarração, juntamente com alunos pode acarretar riscos à incolumidade físicas dos estudantes, especialmente em casos de acidentes, quando as cargas poderão ser arremessadas contra as pessoas.

Ainda de acordo com a recomendação dispositivos normativos vedam o transporte de cargas de qualquer espécie, além daqueles pertencentes aos alunos e destinados aos processos de aprendizagem, em ônibus destinado ao transporte de passageiros, principalmente naqueles nos quais não existem compartimentos próprios para tal.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected] | WhatsApp: (83) 98176 - 1651

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar