Mulheres representam mais de 45% dos MEIs da Paraíba, aponta Sebrae

Criada há mais de 10 anos com o objetivo de incentivar a formalização de profissionais autônomos, a categoria do microempreendedor individual (MEI) já conta com 126,6 mil empresários na Paraíba, conforme indicam dados recentes do Portal do Empreendedor. Nesse universo, segundo os números, cerca de 57 mil (45,1%) são negócios administrados por mulheres, que têm se destacado cada vez mais no mundo dos negócios.

Como destaca o próprio nome da categoria, o MEI é destinado para os empresários que trabalham sozinhos ou possuem no máximo um funcionário, e que também se enquadrem no limite de faturamento anual de R$ 81 mil. Por proporcionar uma série de vantagens, como a cidadania empresarial através do CNPJ e o acesso aos benefícios previdenciários (salário-maternidade, aposentadoria, auxílio-doença, dentre outros), o MEI conquistou o interesse de quem já tinha um negócio informal ou sonhava em abrir a própria empresa, inclusive de mulheres que buscam no empreendedorismo a satisfação de suas necessidades financeiras ou a realização de um sonho.

Conforme levantamento realizado pelo Sebrae Paraíba, também a partir dos dados do Portal do Empreendedor, as atividades do MEI que possuem o maior número de mulheres formalizadas estão no comércio e no setor de serviços, com destaque para os negócios relacionados aos segmentos de moda, beleza e alimentação.

De acordo com os dados, as atividades com o maior número de microempreendedoras individuais na Paraíba são: comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (7.560); cabeleireiros (6.669); comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns – (3.176); comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal (2.255); e lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (1.919).

No levantamento, também aparecem as seguintes atividades: fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar (1.905); outras atividades de tratamento de beleza (1.726); promoção de vendas (1.583); comércio varejista de artigos de armarinho (1.515); comércio varejista de bebidas (1.424); e restaurantes e similares (1.246).

Para a gerente da Unidade de Estratégia do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, os dados demonstram os desafios, mas também as conquistas obtidas pelas mulheres quando o assunto é empreendedorismo. “Na Paraíba, as mulheres ainda são minoria quando se trata de liderança nos pequenos negócios, mas é fato que elas são referência em modelos de gestão humanista, solidária, inovadora e na entrega de resultados. Além disso, a desigualdade não diminui a vontade delas de realizarem muito e fazerem de suas ações profunda inspiração e motivação para tantas outras mulheres”, ressaltou.

Oito de março

Para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo (8), e debater as conquistas e desafios delas no universo do empreendedorismo, o Sebrae Paraíba vai estar presente em quatro eventos que serão realizados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e no Brejo paraibano.

O primeiro deles, promovido na manhã desta sexta-feira (6) pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon/JP), contará com palestra da gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, que também participará, no domingo, de mais uma edição do “Quadrilhando”, evento de economia criativa, turismo de vivência e experiência realizado em Campina Grande, com o objetivo de promover durante todo o ano ações relacionadas aos festejos juninos, que são a marca da cidade. Nos dois eventos, ela abordará o tema “Mulheres que inspiram”.

Também em Campina Grande, na tarde desta sexta-feira (6), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do município promove, com o apoio do Sebrae Paraíba, o encontro “Mulheres, Empreendedorismo e Tecnologia”, que ocorre no Sebraelab com o objetivo de debater os desafios e possibilidades da atuação feminina nessa área. O evento é gratuito, mas é necessário confirmar presença através do endereço http://bit.ly/BatepapoMulher.

Já na segunda-feira (9), o Sebrae vai promover no município de Casserengue, no Brejo paraibano, palestra gratuita com os temas “Empreendedorismo que transforma” e “Mulher Empreendedora”. O evento será realizado na Câmara Municipal, a partir das 9h. As inscrições podem ser feitas no local, pouco antes do início do evento.