A Coordenação do Muda PT divulgou nota, nesta sexta-feira (13) onde repudia a posse do filiado Ênio Miller Costa Silva na direção estadual do PT. O documento afirma que o filiado está fora sistema do Processo de Eleição Direita do PT, devido uma acusação de abuso sexual contra uma militante do Movimento Estudantil, filiada ao PT de Sergipe.
A nota também destaca que o Muda PT foi contra a inscrição e recorreu à Executiva Estadual, que de forma arbitrária aceitou a inscrição de Ênio Miller Costa Silva na direção estadual do partido.
Leia nota na íntegra:
A Coordenação do Muda PT se dirige ao CNB e ao conjunto d@s filiad@s do Partido para expressar nosso repúdio à posse do filiado Ênio Miller Costa Silva na Direção Estadual do PT. O citado filiado está fora do SISPED, sistema do Processo de Eleição Direita do PT, devido uma acusação de abuso sexual contra uma militante do Movimento Estudantil, filiada ao PT de Sergipe. Esse processo não foi julgado devido diversas manobras regimentais por parte do citado. No PED de 2019 seu nome foi configurado como inscrito para delegado ao Encontro Estadual do PT, o Muda PT foi contra esta inscrição e recorreu à Executiva Estadual, que de forma arbitrária aceitou a inscrição do citado filiado.
O Muda PT recorreu à Direção Nacional, sendo o processo julgado pela Câmara de Recurso, com resultado de empate, motivo pelo qual o recurso seria decidido pela Executiva Nacional. No entanto, em mais uma manobra, o filiado Ênio Miller Costa Silva renunciou à Chapa de Delegad@s ao Encontro Estadual, fazendo com que a Executiva Nacional não julgasse o caso. Após isso, a SORG Nacional retirou seu nome do SISPED, de forma que lhe eliminou de todo o processo de Eleição e Processo do PED 2019, o que o proíbe de participar de qualquer instância partidária. Para nossa surpresa, o nome de Ênio Miller continua inscrito a nível estadual e constando na ATA para assumir a suplência da Direção Estadual para a gestão 2019/2023.
Devido a essa manobra, o Muda PT não participará da posse da Direção Estadual e recorrerá à Direção Nacional para cancelar a referida posse, pois o nome do filiado Ênio Miller Costa Silva se encontra irregular, não podendo ser dirigente do Partido, pois não estava apto no SISPED.
Aproveitando o pedido de anulação do nome do referido filiado como dirigente, solicitaremos à Direção Nacional o devido julgamento do mesmo por abuso sexual.
Para retomarmos a normalidade partidária, o Muda PT ratifica o pedido de retirada do referido filiado da ATA de posse, pois não somos coniventes com a irregularidade.