MS diz que distribuição de vacinas à PB e outros estados começa nesta segunda

Ministro Eduardo Pazuello concedeu entrevista coletiva neste domingo para falar sobre a aprovação de uso emergencial dos imunizantes da Oxford e da CoronaVac

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, concedeu entrevista coletiva, neste domingo (17), para falar sobre a aprovação de uso emergencial das vacinas de Oxford e da CoronaVac. De acordo com o chefe da pasta, a distribuição para cada estado e o Distrito Federal começa nesta segunda-feira (18) e a data de início do Plano Nacional de Imunização (PNI) está prevista para o dia 20 deste mês.

“Determinei imediatamente após a aprovação da Anvisa que o departamento de logística faça a distribuição específica para cada estado e o Distrito Federal. Considerando o nosso cronograma, amanhã, às 7h, iniciaremos a distribuição das doses para todos os estados, com o auxílio do Ministério da Defesa”, afirmou Pazuello.

O ministro aproveitou para criticar o que ele classificou como “uso político” das vacinas. Ele também destacou que o Ministério da Saúde já está com as doses e, conforme a pasta, poderia ter realizado a primeira vacinação do Brasil, mas decidiu respeitar o que foi “pactuado com os governadores.”

“Não faremos jogada de marketing. O governo federal determinou que o Plano Nacional de Imunização seja executado pelo Ministério da Saúde. Esse plano já foi apresentado ao STF (Supremo Tribunal Federal), lançado no Palácio do Planalto, com todos os estados. Quebrar essa pactuação é desprezar a igualdade entre todos os estados e brasileiros”, pontuou.