MPPB resgata mais 4 idosos de abrigo em JP; local é interditado pela Vigilância Sanitária

A instituição de longa permanência Cuidarte, foi interditada pela Vigilância Sanitária de João Pessoa, na tarde desta quarta-feira (7), após os últimos quatro idosos serem transferidos do local, durante operação do Ministério Público da Paraíba (MPPB). O abrigo, que fica localizado no bairro de Tambauzinho, foi denunciado ao MPPB por estar funcionando de forma clandestina.

Dos últimos idosos que ainda encontravam-se no abrigo, um foi transferido para o Hospital Padre Zé, dois foram para a Casa de Apoio do Instituto Padre Zé, e um para o Hospital São Luiz.

Ao todo, 39 idosos eram atendidos pela instituição, 17 deles eram acamados. No momento da vistoria, apenas dois cuidadores atendiam os idosos e alguns apresentavam feridas pelo corpo e sinais de desnutrição.

A promotora Sônia Maia, do MPPB, está acompanhando o caso e informou que um dos idosos testou positivo para o novo coronavírus. Além de casos de Covid-19, todos os idosos resgatados desde domingo (4) apresentaram situação de saúde precária, uma delas, que está no Trauma, com fratura no fêmur após ter sido colocada por um cuidador do abrigo em uma cadeira quebrada e cair.

De acordo com a diretora clínica do Hospital Padre Zé, Melissa Machado, dos 22 idosos que chegaram a unidade, dois foram levados de alta a pedido da família, ambos irão para outro lar de idosos. Os que permanecem internados, alguns estão com anemia, outros com função renal alterada, mas nada necessitando de hemodiálise, outros ainda apresentavam disglicemia e infecção urinária.