O Ministério Público da Paraíba vai promover uma audiência para definir a venda de ingressos e comportamento das torcidas organizadas para os jogos entre o Treze e o Botafogo. A reunião está marcada para a próxima segunda-feira (15), às 15h, no edifício-sede do MPPB, em Campina Grande. Pela tabela do Campeonato Paraibano de Futebol 2018 os times se enfrentam nos dias 21 de janeiro (em João Pessoa) e 18 de fevereiro (em Campina).

O procurador de Justiça Valberto Cosme de Lira – que é coordenador do Núcleo do Desporto e de Defesa do Torcedor (Nudetor) e da Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios da Paraíba – explicou que o Regulamento Geral das competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prevê que o clube visitante tem o direito de adquirir, com pagamento prévio, 10% dos ingressos para os jogos. No segundo jogo, que será no Amigão, por exemplo, a capacidade é de 20 mil torcedores e, seguindo a regra, o Botafogo teria direito a 2 mil ingressos.

“Acontece que, historicamente, nas partidas em que Treze e Botafogo se enfrentam sempre há o compartilhamento de ingressos, ou seja, são disponibilizados mais que 10% dos ingressos ao time visitante. Sendo assim, o mesmo regulamento determina que deve haver um acordo assinado entre os clubes. Assim, o MPPB tem coordenado essas reuniões, onde são feitos os acordos e assinada uma ata”, explicou Lira.

Além da venda de ingressos, diante da rivalidade existente entre as torcidas organizadas, os clubes também se comprometem em informar sobre a visita das suas torcidas organizadas (identificação do veículo que transportará os torcedores e previsão de chegada na cidade visitante, bem como indicação do local de concentração). A polícia faz a revista das torcidas e a escolta até os estádios onde ocorrem os jogos.

Além dos dirigentes dos clubes, foram convocados para a reunião representantes da Federação Paraibana de Futebol, da Secretaria de Estado de Juventude e Esporte, do comando regional da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), da Superintendência de Transporte e Trânsito (STTP) e da Guarda Municipal.

MPPB promove reunião para acertar detalhes de Clássico Tradição
Camara Municipal