Já está disponível à população, à imprensa e à sociedade civil organizada o site “Empenhados”, ferramenta que possibilita o acompanhamento dos gastos públicos nos municípios. Para acessar, basta entrar no site empenhados.mppb.br.

A ferramenta foi desenvolvida numa parceria do Ministério Público da Paraíba com o Departamento de Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) integra um projeto de pesquisas que começou há cerca de um ano. Na última sexta-feira (9), foi apresentado no gabinete do procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho. Participaram da reunião o coordenador do Núcleo de Gestão do Conhecimento do MPPB, promotor Octávio Paulo Neto, o professor da UFCG, Nazareno Andrade, servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação do MPPB e alunos da UFCG.

O site “empenhados” é fruto de uma pesquisa desenvolvida pelos estudantes do curso de Ciências da Computação da UFCG, Júlio Silva, José Lucas Silva Freitas, Gileade Kelvin da Silva, Hugo Gabriel Bezerra da Silva e Victor Almeida e pela mestranda Talita Lôbo, sob a orientação dos professores Nazareno Andrade e Raquel Lopes.

O estudo se baseia em dados sobre os gastos públicos, tendo sido mais detalhado em relação às despesas com alimentação escolar nos municípios paraibanos, num recorte temporal que variou de cinco a dez anos. Através dele, foi possível traçar o perfil das empresas licitantes, identificar sua distribuição geográfica, onde os fornecedores estão sediados e onde atuam, as empresas que participam dos processos licitatórios e as que vencem as licitações. Também foi feita uma análise sobre o comportamento das empresas em licitações e sobre a variação do preço dos produtos licitados. Tudo isso possibilitou também a elaboração de métricas de suspeição para auxiliar o controle social e o trabalho dos órgãos de fiscalização.

Acesse aqui

Comente

Antares

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here