Movimentos sociais fazem ato pela reforma política nesta terça na Capital

Acontece nesta terça-feira, 4, o primeiro ato, pós eleições, pelo “Plebiscito por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político”. Na Capital da Paraíba a atividade terá três momentos (plenária, caminhada e uma atividade cultural), tendo início às 15h na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraiba (Sintep-PB), localizado na Rua Professor José Coelho, 61, perto do Shopping Tambiá.

O objetivo dessas atividades é mais uma vez mobilizar a população para a importância da realização do plebiscito e da Reforma Política, assim como aconteceu no processo de realização do Plebiscito Popular pela Constituinte que culminou com a participação de 7,5 milhões de pessoas, sendo que 97% disseram sim à convocação de uma assembleia constituinte para promover a reforma política no país. Outro ponto é pressionar os parlamentares para que eles não descaracterizem a propostas ou simplesmente “engavetem” essa mudança.

Ainda sobre a atividade de amanhã, o movimento está sendo organizado por representantes de diversos movimentos sociais, populares, sindicatos e partidos da Paraíba, entre eles, o Partido dos Trabalhadores (PT/PB), Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB), União Brasileira de Mulheres (UBM), Conselho Estadual de Juventude, Levante Popular da Juventude, PSOL, Movimento do Espírito Lilás (Mel), Movimento dos Sem Terra (MST), Consulta Popular, Rede de Mulheres em Articulação, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem (Sinditêxtil), Associação de Deficientes e Familiares (Asdef) e a Escola Fé e Política.

Outras ações nacionais estão sendo esquematizadas, e devem acontecer entre os dias 9 e 15 de novembro. Estão na pauta a possibilidade de uma grande atividade para esclarecer a população sobre o assunto, a intensificação das ações nas Redes Sociais e na mídia local.

Decreto Legislativo

Após a realização do Plebiscito Popular pela Constituinte, aconteceu a coleta das 171 assinaturas dos parlamentares necessárias para o Decreto Legislativo que encaminhará para votação o Plebiscito Oficial para a Constituinte da Reforma Política