Os motoristas de ônibus de João Pessoa anunciaram uma greve por tempo indeterminado, com início marcado para a próxima segunda-feira (27). A decisão foi tomada durante uma assembleia do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Passageiros e Cargas no Estado da Paraíba (Sintur-PB), em meio a um impasse nas negociações salariais.
Apesar da greve, 30% da frota de ônibus continuará em circulação, conforme exige a legislação para garantir o funcionamento de serviços essenciais durante paralisações.
O Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa (Sintur-JP) tentou impedir a greve judicialmente, mas teve seu pedido de liminar negado pela desembargadora Herminegilda Leite Machado, do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região. O Sintur-JP alegava ilegalidade na paralisação.
Na decisão, a desembargadora argumentou que o movimento foi “pontual e limitado”, com o objetivo de expor as reivindicações da categoria, e que os ônibus voltaram a circular normalmente após a mobilização inicial.
“Por isso, a tutela de urgência requerida, sem prejuízo INDEFIRO de modificação da decisão ora proferida, conforme autoriza o art. 296 do Código de Processo Civil”, completou a desembargadora Herminegilda Leite na decisão.