Morre Vida Alves, protagonista do 1º beijo da TV brasileira

O audiovisual do Brasil sofreu uma importante perda nessa terça-feira (3). Morreu, aos 88 anos, em São Paulo, a atriz Vida Alves conhecida por protagonizar, ao lado de Walter Forster, o primeiro beijo da TV brasileira.

A cena aconteceu na novela Sua Vida Me Pertence (1951), na extinta TV Tupi. À época não havia videotape, com os programas sendo transmitidos ao vivo. Havia o costume de um fotógrafo registrar os momentos mais marcantes das gravações, no entanto, consta que um profissional se recusou a fotografar a cena do beijo, com o argumento de que nenhuma publicação compraria esta imagem. Por isso, não há qualquer registro do beijo. Na foto acima, Vida aparece ao lado de Walter.

Mais de uma década depois, em 1963, Vida Alves voltou a ser pioneira no País ao estrelar o primeiro beijo em outra mulher da TV nacional. O beijo aconteceu em um episódio do programa Vanguarda , também da Tupi. Vida e Geórgia Gomide interpretavam diretoras de um internato para garotas que eram acusadas por uma aluna rebelde de serem amantes. Com isso, muitos pais retiram suas filhas e a escola acaba fechando. Falidas, as duas acabam descobrindo que de fato se amam e dão um selinho ao final.

Vida deixa dois filhos, três netos e três bisnetos. Uma das netas, a cantora Tiê falou sobre a perda da avó em sua página no Facebook: ” Dona Vida Alves fez a passagem. Minha amiga, minha avó, minha parceira, minha musa beijoqueira. 88 anos de muita luz, amor, arte e vida. Vire estrela e descanse em paz. Te amo pra sempre e vou sentir saudades todos os dias.

Informações do Terra.